
Em 2024, foram registrados 820 mortes de motociclistas e 60 óbitos de ciclistas em acidentes de trânsito no Piauí. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
No Brasil, 6.160 pessoas morreram e 84.526 ficaram feridas em acidentes de trânsito em 2024, os dados são do anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O país tem registrado aumento de mortes no trânsito, causado sobretudo por acidentes com motos. De acordo com o Atlas da Violência foram 35 mil vítimas em 2023. E o Piauí, Tocantins, Mato Grosso tiveram os piores resultados.
SSP-PI lança campanhas de segurança no trânsito para redução de acidentes no estado
Em resposta ao alto número de vítimas, a SSP-PI lançou duas campanhas de conscientização: “Cadê o capacete?” e “Pedal Seguro — Respeite o ciclista!”, com o objetivo de promover o uso de equipamentos de segurança e reforçar o respeito à vida no trânsito.
Policial orientando motociclista | Foto: SSP-PI
O lançamento ocorreu na manhã desta quarta (24), na Avenida Poty Velho, zona Norte de Teresina. Durante a ação, foram distribuídos adesivos refletivos, materiais educativos e orientações sobre direção segura, tanto para condutores de motos quanto para ciclistas e motoristas em geral.
“O objetivo das campanhas é aumentar a visibilidade de motos e bicicletas, que muitas vezes não são percebidas por outros motoristas. Cada capacete usado, cada adesivo colado e cada atitude responsável pode salvar vidas”, destacou o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão.
Campanha visa diminuir mortes no trânsito | Foto: SSP-Pi
Próximas ações
A campanha segue nesta quinta-feira (25), em Picos, no Sul do estado, em alusão ao Dia Nacional do Trânsito. Uma blitz educativa será realizada a partir das 17h, na Praça Josino Ferreira, bairro São Sebastião.
Já no dia 1º de outubro, a iniciativa chega ao litoral piauiense, com ações previstas nas cidades de Parnaíba e Luís Correia.