OPERAÇÃO FAKER

Operação da Polícia Civil cumpre 16 mandados em Teresina e Agricolândia

A investigação apura crimes de fraude, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa


Polícia Civil do Piauí

Polícia Civil do Piauí Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quinta-feira (01), a Operação Faker, com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão e sequestro patrimonial contra envolvidos em crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Teresina e Agricolândia.

A ação foi deflagrada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). Segundo a Polícia Civil, a  investigação é resultado do desdobramento de trabalho do Greco feito ainda em abril de 2019 contra um escritório de contabilidade de Teresina, quando vários documentos falsos, cartões bancários e carimbos foram lá apreendidos.

"Em posse daquela documentação, os policiais civis da Deccor continuaram os trabalhos e perceberam que havia uma forte organização criminosa atuando no Piauí e no Maranhão com fraudes documentais e lavagem de dinheiro, contando, para tanto, com potencial participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes", disse a Polícia Civil.

A investigação apontou ainda que várias pessoas e empresas fictícias eram criadas pelo grupo criminoso e para elas era transferido o passivo de várias empresas verdadeiras, muitas delas endividadas com bancos, com o fisco, além de outros delitos. A partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas, o grupo conseguia movimentar quantias em dinheiro de forma dissimulada, com o objetivo de esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas.

Participam da operação 42 policiais civis do Greco e Deccor.  Na decisão judicial, foi autorizado ainda o sequestro patrimonial contra os bens dos alvos até o montante de R$ 28.253.726,45 (vinte e oito milhões, duzentos e cinquenta e três mil reais, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos).

Operação da PF combate crimes de lavagem de dinheiro e contrabando de cigarro no Piauí

Grupo encapuzado invade casa e mata cigano em Floriano; duas pessoas ficam feridas

Colisão entre moto e carro deixa homem morto na BR-343 em Amarante

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: