O governador Rafael Fonteles promoveu 255 policiais militares, entre oficiais e praças, nesta terça-feira (19), durante uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em Teresina, e marcou um importante momento de reconhecimento aos serviços prestados pelos policiais. Com essa promoção, já são mais de 3.200 promoções realizadas na atual gestão.
“É um dia para reverenciar toda a nossa tropa e um reconhecimento pelos seus serviços prestados. A nossa gestão tem o compromisso de sempre valorizar a Polícia Militar do Piauí, formada por homens e mulheres que dedicam suas vidas a proteger a sociedade”, destacou o governador.
O secretário da Segurança, Chico Lucas, ressaltou que as promoções ocorrem com base em antiguidade, merecimento e mérito intelectual. “Este é o segundo momento do ano, o primeiro foi em 21 de abril, no Dia de Tiradentes, em que promovemos profissionais para reconhecer o trabalho árduo em proteção ao povo piauiense”, afirmou.
Segundo o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, já são mais de 3.200 promoções desde o início da gestão de Rafael Fonteles, em janeiro de 2023. “Este é um momento de progressão na carreira desses profissionais que se dedicam incansavelmente. Estamos felizes com o reconhecimento do governador e do secretário à nossa instituição, que tem quase 200 anos de história, sempre trabalhando em prol dos cidadãos piauienses”, afirmou o coronel.
Durante a solenidade, civis e militares também foram homenageados com diplomas de Amigo da Polícia Militar e Honra ao Mérito, simbolizando a importância da parceria entre a polícia e a comunidade. O evento contou com desfiles da tropa, além da incineração da bandeira antiga e o hasteamento solene da nova bandeira nacional, como parte dos ritos tradicionais da data.
Um dos homenageados foi o juiz titular de Batalha, Thiago Aleluia, que expressou sua gratidão: “É com muita alegria que recebo esse reconhecimento. São 13 anos de trabalho em parceria com a PM-PI, uma instituição essencial para a nossa sociedade. Agradeço a todos por essa grande honraria”.
O Dia da Bandeira é celebrado no 19 de novembro, quatro dias após a Proclamação da República, em 1889. A data foi estabelecida pelo decreto-lei nº 4, e representa um símbolo nacional significativo. Quando uma bandeira brasileira fica danificada, suja ou desgastada, ela deve ser substituída, e a bandeira retirada é entregue a uma unidade militar para sua incineração, procedimento realizado em 19 de novembro para preservar o valor simbólico da bandeira.
O evento teve um grande simbolismo cívico e militar, reforçando o compromisso do governo com a valorização da Polícia Militar e com o respeito aos símbolos nacionais.
Fonte: CCOM/PI