Polícia

DESVIO DE ENCOMENDAS

​Identificado funcionário dos Correios preso em Marcos Parente por desviar encomendas

Segundo a PF, as mercadorias não chegavam aos destinatários e eram vendidas a preços baixos na cidade e nos povoados do município

Da Redação

Sexta - 12/09/2025 às 13:25



Foto: Polícia Federal Operação Destinatário foi deflagrada pela Polícia Federal
Operação Destinatário foi deflagrada pela Polícia Federal

Lairton Alves da Silva, funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, em Marcos Parente, foi preso na manhã desta sexta-feira (1/09) numa operação deflagrada pela Polícia Federal para desarticular um grupo que desviava encomendas postais que chegavam à agência da ECT naquele município do Sul do Piauí. 

Lairton, de 48 anos, é muito conhecido na região. Ele é natural de Eliseu Martins e também já trabalhou na cidade de Sebastião Leal. Atualmente trabalhava nos Correios em Marcos Parente.

Policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e um de busca e apreensão na cidade de Marcos Parente por ordem da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária federal de Floriano, no Sul do Piauí. Além da prisão temporária, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar do investigado de suas funções.

As investigações apontaram que o empregado da unidade dos Correios de Marcos Parente/PI teria se apropriado indevidamente de encomendas, a maioria celulares e aparelhos eletrônicos durante o processo de triagem, subtraindo os itens antes do registro no sistema da empresa. 

De acordo com informações encaminhadas pela ECT, foram registrados 45 extravios em 2024, que resultaram em prejuízo superior a R$ 25 mil. Entre janeiro e abril de 2025, outros sete casos foram comunicados, totalizando mais de R$ 17 mil em perdas.

Ainda foram identificados indícios de receptação, já que aparelhos subtraídos foram rapidamente ativados por moradores da região. A Polícia Federal segue com as investigações, visando esclarecer todas as circunstâncias e identificar eventuais outros envolvidos. 

O preso está à disposição da Justiça Federal e deverá passar por audiência de custódia na próxima segunda-feira. Ele será processado sob acusação de desvio e descaminho de mercadorias enviadas pelos Correios.

Fonte: PF e correspondente do portal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: