SEGURANÇA

Fábio Abreu afirma que crimes aumentaram no Piauí com soltura de presos

Apenados foram beneficiados com prisão domiciliar após decisão da Vara de Execuções Penais de Teresina


Secretário de Segurança Fábio Abreu

Secretário de Segurança Fábio Abreu Foto: Reprodução

O Secretário estadual da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Fábio Abreu, afirmou que há relação entre o aumento de crimes e a soltura dos apenados das unidades penais no Piauí. Ontem (24), o Piauihoje.com publicou imagens de detentos da Colônia Agrícola Penal Major César deixando a prisão. 

Os apenados ganharam o benefício da prisão domiciliar por meio de portaria expedida pelo juiz José Vidal, titular da Vara de Execuções Penais de Teresina, que, por sua vez, seguiu orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os soltos são do regime semiaberto e aberto, que diariamente saem e retornam à noite aos presídios, podendo assim, na volta, levar o vírus para dentro das unidades prisionais.

“Sem dúvida [há relação entre o aumento de crimes e a soltura dos presos por conta do Coronavírus]. Numa situação dessa em que a maioria da população está reclusa, ficou clara a redução lógica [de crimes], mas consequentemente os soltos são os primeiros a desobedecer [as medidas de isolamento] e estando na rua não vão fazer outra coisa que não seja roubar ou acertar contas entre eles, assim estamos com mais esse trabalho, pois é inevitável que retornem para o sistema porque a maioria é irrecuperável. Pedimos que eles fiquem em seus lares enquanto estão com a autorização da Justiça e eu vou buscar junto ao Secretário de Justiça o cumprimento [do uso] das tornozeleiras eletrônicas para que os beneficiados permaneçam em seus lares”, disse Fábio Abreu.

O gestor também informou que a pasta trabalha para recapturar os sete presos que fugiram da Penitenciária Irmão Guido na tarde de ontem.

“Vamos sim continuar as buscas com o nosso efetivo e somando à inteligência da SEJUS, é mais uma missão para buscar esses presos, além daqueles que estão sendo liberados pela questão do Coronavírus, para nós é outro grande problema. Temos observado que tem aumentado número de homicídios e a questão de ocorrências relacionadas a roubos, exatamente em função do aumento desses indivíduos que estavam presos”, finalizou.

Matérias relacionadas

Irmão Guido: presos fogem pela segunda vez em menos de uma semana no Piauí

Dez presos tentam fugir da Casa de Custódia; 7 são interceptados no teto do presídio

Imagens mostram presos deixando a Major Cesar após benefício da Justiça

Donos de estabelecimentos no Piauí podem ser presos caso não suspendam atividades

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: