Polícia

Donos de estabelecimentos no Piauí podem ser presos caso não suspendam atividades

Secretário Fábio Abreu informou que o Piauí pode ter decreto para aplicar multa a quem descumprir quarentena

Valciãn Calixto

Terça - 24/03/2020 às 14:17



Foto: Divulgação Trabalho de fiscalização da PM-PI
Trabalho de fiscalização da PM-PI

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, afirmou durante entrevista nesta terça-feira (24) que as forças policiais podem prender as pessoas que venham a desobedecer as normas do decreto estadual que suspende atividades de estabelecimentos comerciais como bares, academias, shoppings, outros, com o objetivo de evitar a propagação do Covid 19.

“Na prática tem [a Polícia tem o direito de prender] as pessoas desobedecendo uma força de lei, temos um arcabouço que pode nos dar essa guarda para conduzir essas pessoas, mas o momento é de conscientizar”, afirmou.

Para Fábio, o fato de o Piauí não ter registrado nenhuma morte por Coronavírus faz com que as pessoas não acreditem no potencial mortal do novo vírus.

“Estamos observando que infelizmente as pessoas por, talvez, não terem informações de vítimas fatais em nosso Estado, passa a ideia de que o problema já foi ultrapassado e é muito pelo contrário, estamos entrando no momento mais crítico dessa crise e é o momento em que nós precisamos que as pessoas permaneçam em suas residências, em seus lares, em seus isolamentos”, disse.

O secretário também citou a possibilidade de o governador Wellington Dias adotar medida semelhante ao do Governo do Ceará, onde há portaria com decisão de multar as pessoas que desobedecerem a quarentena.

“O Estado do Ceará decretou firmando algo em torno de multa para as pessoas que começarem a desobedecer essas ordens, nosso Estado ainda não chegou a esse nível, mas é possível que o governador possa arbitrar a multa para o cidadão que infringir, a gente fez algumas rondas e a situação é essa, as pessoas estão inobservando as medidas e precisamos insistir que o momento é de reclusão, não vamos ter policial para tantas pessoas desobedecendo essas ordens, precisamos da conscientização normal das pessoas e não termos que utilizarmos de multa para conter essas pessoas”, considerou.


CASOS

O Piauí possui sete casos confirmados de COVID 19, sendo todos em Teresina. 

Matérias relacionadas

Saiba como denunciar estabelecimentos que deveriam estar fechados em Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: