Polícia

OPERAÇÃO INDÉBITO

Desarticulada quadrilha que usava sites falsos para fraudar planos de saúde

A estimativa é que o esquema tenha feito mais de 200 vítimas em todo o país

Da Redação

Quinta - 21/08/2025 às 08:24



Foto: Divulgação/SSPPI Polícia Civil do Piauí
Polícia Civil do Piauí

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Indébito, que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes digitais contra clientes de planos de saúde.

Segundo as investigações, o grupo criava sites falsos e anúncios patrocinados para atrair consumidores que buscavam serviços como a emissão de segunda via de boletos. Ao acessarem as páginas fraudulentas, as vítimas eram direcionadas para contatos no WhatsApp, onde criminosos se passavam por atendentes das operadoras de saúde.

Na sequência, eram enviados boletos adulterados, cujos valores pagos eram transferidos para contas bancárias de “laranjas”. O dinheiro, rapidamente movimentado, dificultava o rastreamento pelas autoridades.

As apurações apontaram uma estrutura hierárquica bem definida, com líderes responsáveis por coordenar as fraudes, suporte técnico para criação dos canais falsos e uso de contas bancárias para ocultação dos valores. A estimativa é que o esquema tenha feito mais de 200 vítimas em todo o país, causando prejuízos financeiros a dezenas de clientes.

Durante a operação, de alcance nacional, foram cumpridos 80 mandados judiciais, incluindo prisões temporárias e buscas e apreensões. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de 43 contas bancárias ligadas aos investigados, com o objetivo de assegurar o ressarcimento das vítimas.

A ação contou com apoio das Polícias Civis da Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, em diferentes cidades.

A Polícia Civil reforçou o alerta para que consumidores verifiquem a autenticidade de sites e canais de atendimento antes de realizar qualquer pagamento, destacando que o ambiente virtual exige atenção redobrada para evitar golpes.

Fonte: Polícia Civil do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: