
O advogado João Paulo da Costa Nascimento., de 40 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (11), no bairro Angelim, zona Sul de Teresina, por suspeita de descumprir medida protetiva e tentar matar a ex-companheira. A prisão foi realizada pela Diretoria de Operações Policiais (DEOP), em apoio à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Norte.
De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu durante a madrugada, quando o advogado teria invadido o apartamento da vítima e tentado assassiná-la com uma faca. A tentativa de feminicídio só não foi consumada porque os filhos da mulher intervieram, conseguindo impedir o ataque.
O delegado Tales Gomes, coordenador da DEOP, informou que a vítima já havia solicitado medidas protetivas após relatar ameaças de morte e agressões físicas praticadas pelo ex-companheiro. Apesar da decisão judicial, o advogado descumpriu a ordem e voltou a atacá-la.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), divulgou nota oficial informando que acompanha a prisão, uma vez que envolve um membro da advocacia. A entidade destacou que sua atuação se dá para assegurar a observância das prerrogativas profissionais, mas sem interferir no andamento da investigação.
Confira a nota da OAB-PI:
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio do Sistema de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, informa que foi notificada e está acompanhando cumprimento de mandado judicial envolvendo advogado(a) na data de hoje.
A OAB ressalta que acompanha todas as situações que envolvem membros da advocacia, seja em decorrência do exercício profissional, para resguardo das prerrogativas, seja em caráter de apoio institucional.
Reafirmamos nosso compromisso permanente com a defesa da advocacia, garantindo a observância dos direitos e prerrogativas assegurados pela legislação vigente.