EVENTO

Vice-governadora participa de eventos da agricultura familiar no Território dos Cocais

Regina Sousa esteve nos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Morro do Chapéu


Visita a evento

Visita a evento Foto: Divulgação

A vice-governadora Regina Sousa visitou, no final de semana, os municípios de Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Morro do Chapéu, no Território dos Cocais e participou de atividades da agricultura familiar e de entrega de títulos de terra. Nos eventos ela falou sobre as ações do PRO Social, coordenado por ela, e que em breve vai lançar o cartão Sasc Emergencial, que concederá auxílio de R$ 200 por seis meses às famílias em situação de vulnerabilidade e que não são beneficiadas pelos programas do governo federal.

Em Nossa Senhora dos Remédios, a 183 km de Teresina, a vice-governadora visitou a III Feira da Agricultura Familiar, com 70 expositores comercializando diversos produtos e que movimenta economia do município. Regina Sousa destacou que este tipo de evento vem se fortalecendo no Estado por apoiar a produção e venda dos produtos e gerar renda para os pequenos produtores. No município, a feira é realizada anualmente e a previsão, segundo informou Valdir Filomeno, um dos organizadores do evento, é que seja mensal na sede do município e nas comunidades rurais.

Criança de dois anos morre afogada em lagoa de peixes de Bom Jesus

Bebê de um ano é abandonado na porta da Delegacia em Pedro II

“ Todos os produtos são produzidos pela minha família e este tipo de evento é uma oportunidade que os agricultores têm de vender seus produtos e torná-los mais acessíveis, pois a maioria dos produtores mora distante da cidade,” comentou Mariana da Conceição Sousa. Ela acrescentou que as feiras incrementam a economia do município e aproximam o produtor do consumidor.

Em São João do Arraial, a 193 km de Teresina, Regina Sousa, acompanhada dos deputados estaduais Francisco Limma e Francisco Costa, da prefeita Vilma Limma, e da secretária estadual da Agricultura Familiar Patrícia Vasconcelos, participou do aniversário de 14 anos da Escola Familiar Agrícola dos Cocais, que recebeu uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas e de avicultura de corte que vai beneficiar 36 famílias.

Foi inaugurada ainda a ampliação de uma creche com capacidade para 162 crianças, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Casa da Quebradeira de Coco de Babaçu, que vai beneficiar diretamente 25 mulheres e melhorar a vida das famílias que terão mais facilidade para comercializar os produtos.

No município Morro do Chapéu, a 208 km da capital, a vice-governadora participou da entrega de títulos de terras a 137 famílias. Uma das beneficiadas é Francisca Martins, que lembrou a luta pela posse da terra e falou da emoção em poder trabalhar e produzir na terra que agora lhe pertence e foi fruto de uma luta de mais de 30 anos.

Regina Sousa falou sobre a importância dos eventos em que participou nos municípios do Território dos Cocais. “São ações para melhorar a vida da população e causar bem-estar às pessoas.” Ela destacou a entrega dos títulos de terras por ser uma luta antiga dos moradores e que agora foram atendidos pelo Governo do Estado.

A vice-governadora contou que o papel do Estado é trabalhar pelos mais necessitados e por isso o PRO Social, programa que coordena, está realizando ações para beneficiar os vulneráveis, pessoas que estão fora dos programas sociais.

Além do cartão SASC Emergencial, o Governo  vai lançar o programa Piauí Acolhe, para atender crianças e jovens órfãos da Covid-19, com um benefício de R$ 500 mensais até eles completarem 18 anos de idade.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: