Municípios

ACORDO

MPPI firma acordo com sete municípios para fechar lixões

Iniciativa busca desativar lixões e prevenir danos ambientais no Piauí.

Teresinha Ferreira

15 de setembro de 2026 às 17:14 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • Sete municípios do Piauí firmaram acordos com o MPPI para encerrar lixões e combater o descarte irregular de resíduos.
  • As audiências ocorreram na Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina.
  • Os acordos incluem fechamento de lixões, recuperação de áreas e destinação adequada de resíduos em aterros sanitários.
  • Esta ação é parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais Limpo”, coordenado pelo Caoma/MPPI.
  • Os gestores estavam sendo investigados por crimes ambientais devido à gestão inadequada de resíduos sólidos.
  • Leis nº 9.605/1998 e nº 12.305/2010 foram mencionadas como regulamentadoras da proteção ambiental e política de resíduos sólidos.
  • Hugo Cardoso e Áurea Madruga destacaram os benefícios dos acordos durante o encontro.
  • Até julho, 93 lixões haviam sido desativados no estado como parte do projeto.

Ministério Público do Piauí (MPPI) Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI)
Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI)

Sete municípios do Piauí, incluindo Boqueirão do Piauí, Capitão de Campos e Matias Olímpio, firmaram nesta terça-feira (15) acordos de não persecução penal com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O objetivo é promover o encerramento dos lixões e combater o descarte irregular de resíduos. As audiências ocorreram na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina.

Os documentos assinados serão encaminhados ao Poder Judiciário para homologação. Os acordos preveem ações como o fechamento dos lixões, recuperação de áreas degradadas e destinação adequada de resíduos em aterros sanitários. Esta medida faz parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais Limpo”, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI).

Pessoas de pé sorrindo

Os gestores municipais envolvidos eram alvo de investigações por crimes ambientais, devido à gestão inadequada dos resíduos sólidos, em desacordo com as Leis nº 9.605/1998 e nº 12.305/2010, que regulamentam a proteção ambiental e a política nacional de resíduos sólidos.

Pessoas de pé sorrindo

Durante o encontro, o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Hugo Cardoso, e a promotora de Justiça Áurea Madruga discutiram os benefícios dos acordos, destacando o impacto positivo do encerramento dos lixões para as comunidades locais.

Pessoas de pé sorrindo

Segundo o Caoma/MPPI, até julho deste ano, 93 lixões já foram desativados no estado. A iniciativa visa estimular práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos em todas as regiões do Piauí.

Pessoas de pé sorrindo

Fonte: Ministério Público do Piauí (MPPI)