
Em um município de apenas 3 mil habitantes, a cultura, a história e a agricultura familiar estão no centro das estratégias de desenvolvimento. Tanque do Piauí, localizado no Vale do Canindé, na região de Oeiras, ganha destaque no estado por suas políticas inovadoras, que unem turismo, produção de fava e preservação da memória indígena. À frente dessa transformação está o prefeito Tiel Sales, que enxerga na identidade local o potencial para gerar emprego, renda e orgulho para a população.
Fava: O "ouro da chapada"
Tanque do Piauí é conhecida como a "capital da fava", um produto que chega a valer R$ 1.200 por saca e R$ 27 o quilo em Teresina. O prefeito destaca que a cultura da fava é o carro-chefe da economia local, com investimentos em pesquisa genética, assistência técnica e aumento de produtividade para evitar a venda de terras a preços baixos para grandes agroempresas.
"Temos pessoas vendendo um hectare de terra por menos que o valor de uma saca de fava. Queremos mostrar que, com dois hectares, o agricultor familiar pode ser economicamente próspero", afirmou Tiel em entrevista ao jornalista Roberto John, no portal Piauí Hoje.Com nesta sexta-feira (09.05).
Cultura, história e turismo
Além da agricultura, Tanque investe em economia criativa, destacando-se pelo Festival São João de Sene, que resgata a história de um antigo aldeamento indígena missionário. O local, que abriga ruínas franciscanas, cemitérios indígenas e artefatos históricos, atrai pesquisadores e turistas, gerando renda para a comunidade através de guias locais capacitados.
A cacique Deusa, descendente dos indígenas sobreviventes do Massacre do Povoado Sangue, é uma das vozes que preservam essa memória."As mulheres se rebelaram porque a vida delas ficou em luto. É uma história que precisa ser contada", relembra o prefeito.
Esporte, gastronomia e projetos sustentáveis
O município também aposta em:
- - Circuito de MTB (Mountain Bike), atraindo atletas de cinco estados;
- - Gastronomia com base na fava, como doces e brigadeiros exóticos;
- - Turismo religioso na Comunidade Salobro, que recebe 5 mil fiéis anualmente;
- - Geopark Chapada Grande, projeto em parceria com a UNESCO para promover geologia, cultura e conservação ambiental.
Educação e saúde como bases do desenvolvimento
Tanque se destaca ainda na educação, com alunos do ENEM frequentemente atingindo notas acima de 900 em redação. Na saúde, a telemedicina reduziu filas de atendimento, com mais de 1.000 consultas de média e alta complexidade realizadas em cinco meses.
Para Tiel Sales, o maior legado é o sentimento de pertencimento da população: "Antes, achávamos que para vencer tínhamos que sair do Piauí. Hoje, as pessoas batem no peito e dizem: ‘Eu amo Tanque do Piauí’". Com cultura, história e sustentabilidade, a pequena cidade mostra que desenvolvimento vai além do tamanho.
Entrevista
Clique aqui e assista a entrevista completa do prefeito Tiel Sales no portal Piauí Hoje.
Tiel Sales no estúdio do portal Piauí Hoje com o jornalista Roberto John