Municípios

SECA

Governo Federal reconhece situação de emergência por seca em Santa Luz, no Piauí

Com o reconhecimento da situação de emergência, a prefeitura de Santa Luz pode solicitar recursos federais para ações de resposta à seca

Da Redação

Segunda - 28/07/2025 às 09:36



Foto: Semarh Seca no Piauí
Seca no Piauí

O município de Santa Luz, no sul do Piauí, teve o estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal devido à seca severa que afeta a região. A medida foi publicada na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Com uma população de 5.513 habitantes, Santa Luz está localizada a 589 km de Teresina, capital do estado. A cidade enfrenta um período prolongado de ausência de chuvas, causando impactos profundos na rotina da população e na economia local.

A principal atividade econômica do município é a agricultura, com destaque para o cultivo da soja. A pecuária e o comércio também têm presença significativa na geração de renda. No entanto, com a persistência da seca, essas atividades vêm sendo diretamente prejudicadas, especialmente os pequenos produtores rurais que dependem das chuvas para manter suas lavouras e rebanhos.

Com o reconhecimento da situação de emergência, a prefeitura de Santa Luz pode solicitar recursos federais para ações de resposta à seca. O apoio pode incluir a entrega de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para voluntários e profissionais envolvidos na assistência à população.

As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional, os valores são liberados por meio de portaria específica.

Além de Santa Luz, o governo reconheceu situação de emergência em outras 15 cidades afetadas por desastres nos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul. 

Atualmente, o Piauí vive o pior cenário de seca dos últimos cinco anos. De acordo com dados do monitoramento da seca, elaborado mensalmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), 100% do território piauiense está sob algum nível de seca. A última vez que o estado enfrentou uma seca grave (classificada como S2) no mês de abril foi em 2020.

A Defesa Civil Nacional já reconheceu a situação de emergência em 126 municípios piauienses afetados pela estiagem.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: