
O rio Longá atingiu 8,64 metros nesta sexta-feira (27) segundo dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Mineiras (CPRM). De acordo com a Defesa Civil do município, mais de 800 pessoas foram atingidas pela enchente , um total de 112 famílias.
O órgão informou que 28 famílias estão alojadas em órgãos da prefeitura e 59 em casas alugadas. As demais famílias estão em casas de parentes. Na zona urbana da cidade o cenário é preocupante. As principais ruas estão alagadas e intrafegáveis.
A Avenida Juarez Távora está interditada devido ao acúmulo de água. Trecho dessa avenida dá acesso ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu e ao município de Joaquim Pires, também está intrafegável.
Os bairros atingidos com a enchente são o Pedreira, Batista de Amorim, Carraspanha, Beira Rio, Nova Esperança, além do centro. Em 2008 e 2009 ocorreram as maiores enchentes nos últimos 30 anos em Esperantina, chegando a atingir e desabrigar mais de 10 mil pessoas. A enchente deste ano, está sendo considera da a terceira maior.