Municípios

Interpi pede investigação sobre denúncia do New York Times

Interpi grlagem apura NYT

Quinta - 19/11/2015 às 15:11



O Secretário Estadual de Regularização Fundiária e diretor geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), José Osmar Alves, ao tomar conhecimento por meio do jornal New York Times e da mídia nacional de que um fundo de pensão dos Estados Unidos adquiriu terras irregularmente no Piauí, afirmou que está preparando uma representação para a Polícia Civil do Estado fazer uma investigação preliminar sobre a denúncia. "Caso as operações citadas envolvam a grilagem de terras, a competência para investigar é da Polícia Civil, mas havendo burla à Constituição Brasileira por empresas transnacionais, os procedimentos investigatórios devem ser realizados pela Polícia Federal", afirmou José Osmar.

O secretário explicou que a denúncia talvez tenha surgido neste momento pelo fato do Governo do Piauí ter colocado em prática um Programa de Regularização de Terras que pertencem ao Estado, mas, segundo José Osmar, ela não exerce qualquer tipo de repercussão no funcionamento programa que está em pleno desenvolvimento. "É zero de repercussão. São quatro anos de programa. As pessoas têm até o dia 30 de novembro para apresentar seus pedidos de compra das áreas que ocupam sem a devida documentação. E o Interpi tem os próximos quatro anos para resolver as questões agrárias", falou.
O secretário acrescentou: "A notícia publicada pelo jornal New York Times, no jargão jornalístico, é "requentada" porque já circulou há algum tempo no Brasil, mas isso não afasta a importância dela para nós do governo. Por isso estamos tomando as devidas providências. De imediato, vou pedir uma investigação preliminar junto à Polícia Civil", afirmou José Osmar.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: