Mundo

PROTESTOS

​​Projeção na Tower Bridge, em Londres, pede prisão de Jair Bolsonaro

Manifestação ocorre em meio às investigações contra o ex-presidente no Supremo Tribunal Federal

Da Redação com informações do Diário do Centro do Mundo

Terça - 01/04/2025 às 09:36



Foto: Reprodução/Redes sociais A projeção faz um trocadilho com 'Jail Bolsonaro', usando a semelhança entre 'Jail' (prisão, em inglês) e 'Jair' para sugerir sua prisão
A projeção faz um trocadilho com 'Jail Bolsonaro', usando a semelhança entre 'Jail' (prisão, em inglês) e 'Jair' para sugerir sua prisão

Na noite desta segunda-feira (31), a Tower Bridge, um dos principais cartões-postais de Londres, foi cenário de um protesto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A frase "Jail Bolsonaro", que significa "Prenda Bolsonaro" em inglês, foi projetada na estrutura da ponte por um grupo de ativistas.  

A ação foi organizada pelo coletivo Projections on Walls, que utiliza projeções em edifícios históricos para manifestações políticas e sociais. Além da Tower Bridge, a frase também foi exibida na fachada do Parlamento britânico, próximo ao Big Ben.  

O protesto ocorre no momento em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A projeção foi uma forma de chamar a atenção internacional para as investigações em curso no Brasil.  

Essa não é a primeira vez que o coletivo realiza manifestações desse tipo. Em 2021, durante a pandemia de Covid-19, a mesma frase foi projetada na Torre de Londres no dia em que o Brasil atingiu 500 mil mortes pela doença. Na ocasião, ativistas acusaram o governo Bolsonaro de negligência na condução da crise sanitária.  

A manifestação desta segunda-feira mostra a mobilização internacional em torno das investigações contra o ex-presidente, que já enfrenta outros processos na Justiça brasileira. O grupo de ativistas não informou se novas ações semelhantes serão realizadas.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<