
O presidente francês, Emmanuel Macron, destacou a amizade com Luiz Inácio Lula da Silva durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Em vídeo divulgado nas redes sociais de ambos nesta quarta-feira (24), Macron abraçou o presidente brasileiro antes de sua fala e o chamou de "guerreiro". O gesto reforçou a aproximação política e pessoal entre os líderes, que já haviam compartilhado momentos de descontração durante a visita de Lula à França em junho.
A relação de confiança entre Brasil e França tem se fortalecido nos últimos meses, com ênfase na cooperação internacional e intercâmbios culturais. Durante o encontro, Macron reafirmou o compromisso de estreitar os laços entre os dois países.
O momento amistoso aconteceu no mesmo dia em que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou Lula em seu discurso, destacando a "química excelente" entre os dois. Em sua intervenção na ONU, Lula, embora reconhecendo o elogio, criticou duramente políticas dos EUA, incluindo sanções econômicas e a situação em Gaza, defendendo a criação de um Estado Palestino.
Fonte: Brasil 247