Geral

PRAIA DO MACAPÁ

MPF pede demolição de casa de praia em área de preservação no Litoral do Piauí

Imóvel foi construído ilegalmente com supressão de mangue, às margens do Rio Cardoso, na Praia de Macapá, em Luís Correia (PI)

Da Redação

Quinta - 04/12/2025 às 19:05



Foto: Divulgação MPF Imóvel, uma casa de veraneio, foi construído nas faixas marginais dos rios Cardoso e Camurupim, na praia de Macapá
Imóvel, uma casa de veraneio, foi construído nas faixas marginais dos rios Cardoso e Camurupim, na praia de Macapá

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI) ingressou com uma ação civil pública na Justiça Federal para exigir a demolição de uma casa de praia construída ilegalmente na Praia de Macapá, em Luís Correia, Litoral do Piauí.

A ação pede a desocupação imediata do imóvel, a remoção completa das estruturas e uma multa de R$ 50 mil por dano moral coletivo. A construção, que possui cerca de 240 m², foi erguida em uma área de extrema importância ambiental, configurando uma ocupação ilegal em diversos níveis. O imóvel foi construído nas faixas marginais dos Rios Cardoso e Camurupim, em área de preservação permanente, com retirada de vegetação de mangue-de-botão, que também constitui área de preservação permanente. Além disso, o espaço em questão é um terreno acrescido de marinha, de titularidade da União, e integra a Unidade de Conservação federal APA Delta do Parnaíba.

Laudos da Polícia Federal indicam que a obra começou em 2019 e foi finalizada em 2020, mesmo após ter sido embargada pelas autoridades. O MPF argumenta que, "diante do tipo de infração e da impossibilidade de regularização, é necessária a demolição". O órgão também exige que o responsável retire o entulho e apresente um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

O Ministério Público Federal informou que outras construções irregulares na mesma região costeira serão investigadas.

Fonte: MPF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: