
A votação secreta que escolherá o novo líder da Igreja Católica, conhecida como conclave, tem início nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. Cardeais de todo o mundo estão reunidos para eleger o sucessor de Francisco, em um processo que segue tradição milenar da Igreja.
Sete brasileiros participam do conclave como eleitores. Um dos nomes em destaque é o de Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador (BA). Próximo do papa Francisco, Dom Sérgio integrou o Conselho de Cardeais, grupo criado para auxiliar diretamente o pontífice no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana.
Quem é Dom Sérgio da Rocha
Natural de Dobrada (SP), Dom Sérgio foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral e doutor pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Em 2007, foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina e, posteriormente, arcebispo metropolitano da capital piauiense. Também liderou a Arquidiocese de Brasília, antes de assumir a sede de Salvador em 2020, quando recebeu o título de Primaz do Brasil.
Dom Sérgio foi proclamado cardeal por Francisco em 2016 e presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019. Em 2023, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o Conselho de Cardeais do Vaticano.
(*) Lília Pâmela é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI -960