PANDEMIA

Piauí bate recorde e tem 25 mortes por Covid pela primeira vez em apenas 24h

No mesmo prazo, 328 piauienses testaram positivo para Covid e subiu para 180 o total de cidades com casos da doença


Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus

Os hospitais públicos não tem leitos suficientes para vítimas do novo coronavírus Foto: Foto Joel Silva, da Folha Press

Neste sábado (13) o Piauí bate novo recorde e registra pela primeira vez 25 mortes em decorrência do Sars-CoV-2 em apenas 24h. Destas, 11 são teresinenses, 13 homens e 12 mulheres. A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) às 19h de hoje.  Agora são 360 mortos por Covid e 10.153 infectados.

Os do sexo masculinos são de 84 anos (Água Branca), 68 anos (Campo Maior), 81 anos (Esperantina), 58 anos (Marcolândia), 68 anos (Miguel Alves), 76 anos (Monsenhor Gil), 81 e 89 anos (Parnaíba) e 53, 58, 66, 69 e 70 anos (Teresina).

Já as mulheres são de 74 anos (Alto Longá), 54 anos (Lagoa de São Francisco), 62, 77 e 80 anos (Parnaíba), 56, 71, 75, 81, 88 e 99 anos (Teresina) e 76 anos ( Uruçuí).

Um bebê de um ano e mais 327 pessoas testaram positivo para a doença de ontem para hoje. Dos 328 novos casos, 164 são homens e 164 são mulheres com idades que variam de um a 95 anos.

Das 224 cidades piauienses, 180 possuem registros do novo coronavírus, ou seja, 80,36% dos municípios piauienses tem pessoas infectadas. Nossa Senhora de Nazaré entra na lista de municípios atingidos pela pandemia. 

Jornalista e Primeira-Dama contaminadas

A apresentadora do programa Vida de Artista da TV Meio Norte, Mônica Freitas, testou positivo para o novo coronavírus. Ela está em isolamento domiciliar sendo medicado segundo protocolo de uma clínica particular da capital. 

Em Luís Correia, no litoral do Piauí, Eulília Galeno, primeira-dama e secretária municipal de Finanças também está com Covid-19. Ela é a terceira esposa de prefeito piauiense contaminada.

Editais para profissionais de Saúde

Ontem a Sesapi lançou edital para contratação temporária de profissionais de Saúde. São 337 novas vagas para quem pretende atuar no enfrentamento ao Sars-CoV-2. Já a prefeitura de Teresina lançou em caráter de urgência edital para contratar profissionais com experiência em UTIs. Estes irão assistir pacientes em estados mais graves que venham a ser internados no Hospital de Urgência de Teresina, cujos leitos serão ampliados.

Hospitais particulares sem leitos

O Piauihoje.com apurou que pelo menos três hospitais da rede privada em Teresina já não possuem leitos de UTI para receber novos pacientes infectados com o Covid-19, são eles o Hospital São Marcos, Prontomed e Unimed. De acordo com boletim da Sesapi, no HSM há 20 UTIs, todas ocupadas. No Prontomed são 30 leitos e na Unimed mais 20, porém todos com pacientes.

Medidas rígidas para o fim de semana no Piauí

O governador Wellington Dias decretou ponto facultativo na última quinta-feira (11) e ontem. Medidas rígidas como fechamento parcial das atividades em vigor no Estado também foram adotadas como forma de combater o novo coronavírus e reduzir o número de novos pacientes em leitos hospitalares.

Dias também anunciou a ampliação da Busca Ativa, programa para identificar possíveis casos de pessoas com o novo coronavírus ainda no início da doença. Essa identificação possibilita mais chances de cura aos pacientes.

O que é o COVID-19

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Como se proteger do coronavírus

- Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;

- Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;

- Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;

- Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Sintomas do COVID-19

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar.

As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco

Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

Serviço ao leitor

Baixe aplicativo Monitora Covid 19 através do Play Store ou Appe Store, localizando "Monitora Covid 19". Coloque nome, CPF e endereço no cadastro e você poderá falar com médicos de várias especialidades.

Pelo aplicativo Monitora Covid 19, você também poderá fazer consulta e ser atendido de forma virtual ou, se necessário, presencial qualquer dia da semana e qualquer hora, na rede de saúde publica e privada, em qualquer cidade do Piauí. O serviço funciona 24 horas.

Acesse

Para mais informações sobre a Covid-19 e como enfrentar a doença baixe e acesse link abaixo:

http://coronavirus.pi.gov.br

Próxima notícia

Dê sua opinião: