Política

Governo vai ampliar Busca Ativa e proteger pessoas do grupo de risco para o Covid

Segundo Dias, o programa permite encontrar pacientes em estágio inicial e tratar o Covid ainda no início, havendo mais chances de cura

Da Redação

Sexta - 12/06/2020 às 17:12



Foto: Piauihoje.com Wellington Dias durante live
Wellington Dias durante live

Em transmissão ao vivo realizada nesta tarde de sexta-feira (12), o governador Wellington Dias anunciou a ampliação da Busca Ativa, programa que o Piauí foi pioneiro no Brasil. Como o nome já diz, esta ação surge para identificar possíveis casos de pessoas com o novo coronavírus ainda no início da doença.

"A lógica é proteger as pessoas, em especial as do grupo de risco, aquelas que possuam alguma comorbidade e sejam idosas, com isso vamos garantir que através de um amplo exame, onde não se espera o paciente chegar na rede de saúde, nós vamos até o paciente e vamos identifica-lo mais cedo, assim poderemos trata-lo mais cedo e evitar que a Covid se agrave, vamos evitar a propagação do vírus e levar os familiares que tiveram contato com o infectado para o isolamento social", explicou o gestor.

"Uma das ações mais importantes e que mais permitem a integração entre o Estado e os municípios", disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

O médico Jeferson Campelo, que também participou da live, falou sobre o trabalho de prevenção que o programa possibilita e anunciou que 60 mil testes para o Covid-19 serão disponibilizados para esta fase de ampliação do Busca Ativa no Piauí.

"Este é um dos programais mais importantes no combate à pandemia porque teremos um diagnóstico mais precoce, teremos a oportunidade de conhecer os números do Piauí em um quadro mais real e de tratar a doença precocemente, assim vamos evitar que as pessoas possam chegar a casos extremos", comentou.

O papel da rede privada nesse processo, segundo o governador, é mapear os pacientes a partir das informações colhidas em consultas, inclusive as telepresenciais.

Confira a live em tempo real no vídeo a seguir:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: