Geral

Wellington decreta ponto facultativo e força o isolamento para conter avanço da Covid-19

Medidas rígidas visam reduzir avanço da doença para que as atividades sejam retomadas no estado

Valciãn Calixto

Quarta - 10/06/2020 às 19:34



Foto: Piauí Hoje Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Com o objetivo de reforçar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí, o governador Wellington Dias estabeleceu ponto facultativo nesta quinta-feira (11), por conta da data religiosa de Corpus Christi, e sexta-feira (12). Medidas mais duras como fechamento parcial das atividades em vigor no momento também foram adotadas para este sábado (13) e domingo (14) visando reduzir a transmissibilidade da doença.

Segundo o gestor, as medidas servem para melhorar o isolamento social e contribuir para o processo de retomada das atividades. “Peço a colaboração de toda a população nesse isolamento para que possamos passar por isso de forma segura e organizada. Vamos seguir as medidas corretamente e logo poderemos retomar nossas atividades”, declarou.

Saiba o que funciona no sábado (13):

– Farmácias, drogarias e serviços de saúde
– Mercados, supermercados, panificadoras e padarias
– Postos de combustível e borracharias
– Serviços de delivery
– Segurança e vigilância
– Pontos de alimentação localizados às margens de rodovias
– Serviços de transportes de cargas
– Serviços bancários exclusivos para pagamento de auxílio emergencial, benefícios sociais e autoatendimento
– Atividades agrícolas e agroindustriais.

Saiba o que funciona no domingo (14):

– Farmácias, drogarias e serviços de saúde
– Imprensa
– Serviços de segurança e vigilância
– Serviços de delivery, exclusivamente para alimentação, e serviços de autoatendimento bancário
– Borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados às margens de rodovias, serviços de transporte de cargas e atividades agrícolas e agroindustriais

Ainda no sábado e domingo ficam proibidos o transporte intermunicipal de passageiros, com ressalva para transporte intermunicipal fretado de pacientes para realização de serviços de saúde. O descumprimento dessa medida resulta na penalidade de retenção do veículo.

Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, deverão funcionar durante todo o período, respeitando as determinações sanitárias expedidas para a contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

O Governo do Piauí reforça que os órgãos envolvidos na fiscalização vão dobrar o monitoramento em relação às aglomerações de pessoas ou consumo de bebidas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica.

Fonte: Com informações da Ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: