Geral

PREFERÊNCIAS PARA MULHERES

Uber inicia teste no Brasil para que passageiras viajem apenas com motoristas mulheres

A funcionalidade está sendo disponibilizada de forma gradual a partir desta terça-feira, 28 de outubro, em cidades selecionadas de quatro estados

Terça - 28/10/2025 às 14:10



Foto: Uber dá opção de passageira escolher motorista mulher
Uber dá opção de passageira escolher motorista mulher

A Uber começou a testar no Brasil uma novidade aguardada por muitas passageiras e motoristas: a opção de fazer e receber corridas apenas entre mulheres. A funcionalidade, conhecida globalmente como "Women Preferences" (Preferências para Mulheres), está sendo disponibilizada de forma gradual a partir desta terça-feira, 28 de outubro, em cidades selecionadas de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para as passageiras, a nova opção significa mais controle sobre sua experiência na plataforma. Ao solicitar uma viagem, elas verão no aplicativo a escolha "Motoristas Mulheres" para suas corridas sob demanda. Se o tempo de espera for muito longo, poderão optar por uma viagem com embarque mais rápido com qualquer motorista disponível. Para garantir a viagem com uma condutora, também é possível usar o recurso "Reserve" para agendar com antecedência. Outra alternativa é ativar uma "preferência" nas configurações do app, o que aumenta as chances, mas não garante, ser pareada com uma motorista mulher nas viagens UberX ou Uber Electric .

Do lado das motoristas, a funcionalidade oferece mais flexibilidade. Elas poderão ativar a "Preferência de Passageiras" nas configurações do aplicativo do parceiro Uber. Com isso ligado, o sistema priorizará o envio de solicitações de viagem de usuárias mulheres. A ferramenta é opcional e pode ser ligada ou desligada a qualquer momento, permitindo que as condutoras decidam quando desejam usar esse filtro .

A implementação no Brasil começará por cidades específicas. No estado de São Paulo, a novidade chegará a Campinas, Piracicaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Em Minas Gerais, será em Uberlândia. Já no Paraná e no Mato Grosso do Sul, a funcionalidade estará disponível nas capitais Curitiba e Campo Grande, respectivamente .

A Uber já possui outra ferramenta similar ativa no país, chamada "U-Elas", que permite às motoristas definir a preferência por realizar corridas apenas com passageiras. A principal diferença é que o "Women Preferences" também dá a opção de escolha diretamente para as passageiras, criando um ecossistema de preferências correspondentes .  A empresa ressalta que, por se tratar de um projeto piloto, a disponibilidade de motoristas usando a preferência pode variar, o que pode afetar os tempos de espera. A Uber acredita que a funcionalidade pode tornar a plataforma mais atrativa e confortável, incentivando mais mulheres a se tornarem motoristas e oferecendo mais uma camada de escolha para todas .

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: