Geral

LETRAS SAGRADAS

IFPI inicia curso inédito de alfabetização para comunidades de terreiros

Instituto utiliza materiais didáticos criados a partir de termos, símbolos e conteúdos próprios das religiões de matriz africana

Terça - 28/10/2025 às 13:46



Foto: O curso alfabetiza com sentido e respeito às raízes ancestrais
O curso alfabetiza com sentido e respeito às raízes ancestrais

Um projeto educativo inédito no Brasil teve início no último sábado, 24, em Teresina. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) deu início ao curso Alfabetização EJA – Letras Sagradas, voltado especificamente para comunidades dos terreiros de matrizes africanas em Teresina.  O trabalho está sendo feito em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, vinculada ao Ministério da Educação.

A iniciativa se destaca por sua abordagem inovadora. Além de ensinar a ler e escrever, o curso alfabetiza com sentido e respeito às raízes ancestrais. De acordo com o IFPI, a metodologia utiliza materiais didáticos criados a partir de termos, símbolos e conteúdos próprios das religiões de matriz africana, reconhecendo sua força espiritual, cultural e histórica.



Em material divulgado para a imprensa, o UFPI informou que, além da disciplina de língua portuguesa, o programa inclui um módulo especial sobre cultura, tradição e direitos dos povos originários e tradicionais. Esta integração de saberes visa fortalecer o sentimento de pertencimento, resgatar histórias e reafirmar a cidadania dos participantes.

Segundo a coordenadora geral do EJA – IFPI Louise Tatiana, o curso Letras Sagradas nasce como um símbolo de que a educação pode e deve respeitar e valorizar as múltiplas formas de ser, crer e viver. “É o início de um novo capítulo em que a alfabetização se torna um ato sagrado de empoderamento e ancestralidade”, afirma a coordenadora.

Fonte: IFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: