Política

Projeto de lei tenta diminuir a evasão escolar por conta da 'pobreza menstrual'

O parlamentar acredita que a questão financeira é uma das principais causas da "pobreza menstrual"

Da Redação

Sexta - 25/06/2021 às 14:52



Foto: Divulgação Dr. Hélio
Dr. Hélio

Informações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que uma, em cada dez meninas matriculadas, não frequenta a escola quando está menstruada. No Piauí, o deputado estadual Dr. Hélio (PL) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei, que o autor chamou de “Dignidade Íntima Feminina”, objetivando combater os efeitos desse problema com a distribuição de absorventes e produtos de higiene íntima para estudantes da rede pública estadual de ensino.

“Quando chega o período em que as meninas estão menstruadas, elas, muitas vezes, deixam de ir à escola porque falta um item que deveria ser disponibilizado a todas. Com esse projeto, nós vamos possibilitar que o Estado participe. A própria administração das escolas terá condições de disponibilizar esses absorventes e com isso diminuir o número de casos de adolescentes que se ausentam da escola no período menstrual”, explica o deputado sobre o Indicativo, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

O parlamentar acredita que a questão financeira é uma das principais causas da "pobreza menstrual". “Nós fazemos uma análise e apresentamos projetos que terão efetividade para a vida da população. As pessoas de baixa renda vivem com um quantitativo financeiro muito baixo. Infelizmente, itens como o absorvente não entram ou não cabem no orçamento das famílias”, analisa.

De acordo com o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, publicado pelo Unicef em maio deste ano, há outros pontos que caracterizam a situação de pobreza menstrual como a ausência de banheiros em bom estado de conservação, saneamento básico, a falta de acesso a medicamentos para administrar problemas menstruais e/ ou carência de serviços médicos e tabus e preconceitos sobre a menstruação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: