
A Prefeitura de Teresina firmou um convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para ofertar pelo menos 100 cursos profissionalizantes voltados à qualificação de mais de duas mil pessoas na capital. O objetivo é ampliar o acesso à educação técnica, preparar os teresinenses para o mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo.
O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira (04), durante solenidade no Salão Nobre do Palácio da Cidade, com a presença do prefeito Silvio Mendes, do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, e do presidente da Fundação Wall Ferraz (FWF), Kleber Montezuma. O projeto também contará com apoio do Banco do Nordeste.
"A gente abre vagas para mais de 2 mil pessoas que vão aumentar a possibilidade de arranjar um trabalho ou montar o próprio negócio. Que todos possam viver bem e ter mais renda para que a gente possa viver com mais dignidade, quem faz e quem cuida da sua família’’, disse o prefeito.
Os cursos serão voltados, especialmente, à população da periferia de Teresina. Segundo o reitor Paulo Borges, a parceria com a prefeitura representa um avanço significativo na inclusão social.
A Fundação Wall Ferraz será responsável pela execução dos cursos e pela articulação com o Banco do Nordeste, que vai oferecer linhas de crédito com condições especiais.
“A taxa de juros desse programa é de 0,8% ao mês, o que representa 8,75% ao ano, bem abaixo da média atual. Então, isso possibilita a qualificação profissional, o acesso do mercado de trabalho, o acesso a crédito para abrir o seu primeiro negócio e aí ter a renda, melhorar de vida e prosperar’’, afirmou o presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma.
Mais detalhes sobre os cursos serão divulgados posteriormente pela Prefeitura de Teresina.
Fonte: PMT