
O Piauí alcançou, nesta semana, a marca histórica de mais de 1,4 mil brigadistas formados para atuar no combate a incêndios florestais. O número foi consolidado com a capacitação de 52 novos brigadistas durante o Treinamento de Brigadas Florestais realizado na região da Serra da Capivara, que envolveu os municípios de São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio e Várzea Branca.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o objetivo é fortalecer a capacidade de resposta do estado em situações de emergência ambiental, além de ampliar a prevenção e proteção dos biomas piauienses.
O treinamento na Serra da Capivara é considerado estratégico por se tratar de uma região de relevância histórica, ambiental e cultural. A presença de brigadas preparadas no território é vista como fundamental para a preservação da área, que reúne biodiversidade e patrimônio arqueológico reconhecido internacionalmente.
Com a formação da nova turma, o Piauí amplia sua estrutura de enfrentamento a incêndios florestais em áreas sensíveis.
Fonte: Secom-PI