
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou líderes europeus para participarem de uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima segunda-feira (18), na Casa Branca. O encontro deve discutir os próximos passos em busca de uma solução para a guerra da Ucrânia.
A informação sobre o convite foi divulgada pela Reuters e pelo jornal The New York Times. Nem Washington nem Kiev confirmaram oficialmente a lista de autoridades presentes.
O convite ocorre após Trump se reunir, nesta sexta-feira (15), no Alasca, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro de três horas terminou sem acordo de cessar-fogo, mas Putin classificou a conversa como "útil" e "substancial".
Segundo fontes ouvidas pela imprensa internacional, Putin teria sugerido que a Ucrânia cedesse os territórios de Donetsk e Lugansk em troca do fim da guerra. Trump, em entrevista à Fox News, disse acreditar que Zelensky deveria aceitar o acordo.
Após o telefonema com Trump, Zelensky declarou apoio à ideia de uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia, afirmando que "questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes".
Entre os líderes europeus que participaram da ligação com Trump e Zelensky estão o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o presidente da França, Emmanuel Macron, além dos líderes da Polônia e da Finlândia.
Fonte: G1