Geral

CONAB

Piauí foi o estado que mais vendeu milho para pequenos criadores em 2024

Isso só foi possível graças a abertura de dois novos pontos de venda de milho pela Conab, financiados por emenda do deputado Merlong Solano

Da Redação

Segunda - 13/01/2025 às 16:28



Foto: Geirlys Silva Maria Francisca Gomes, produtora rural
Maria Francisca Gomes, produtora rural

O Piauí foi o estado brasileiro que mais vendeu milho para ração animal em 2024 através do Programa de Venda em Balcão (ProVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado  registrou um aumento de 98% em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 9.850 toneladas do grão em 2023. Já em 2024, foram vendidas 19.460 toneladas.

Em todo país,  as vendas cresceram 70% em 2024 e atingiram cerca de 112 mil toneladas, sendo o melhor resultado do programa em quatro anos. O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo facilitar o acesso dos criadores de aves, suínos, bovinos e caprinos aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas, com preços abaixo dos praticados pelo mercado atacadista local. 

De acordo com o superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana, em 2024, foram atendidos 5.769 criadores no Piauí, enquanto em 2023 foram atendidos 1.576 criadores, um crescimento de mais de 350%.  Ele atribuiu o sucesso de vendas do Piauí à abertura de novos pontos de vendas em cidades estratégicas, como São Raimundo Nonato e Piripiri.

 “Tivemos recorde de venda já nas primeiras semanas de implantação dos postos nas duas cidades. Em São Raimundo Nonato, na primeira semana vendemos 200 toneladas. E ao intensificarmos a atuação da Conab no interior, conseguimos ampliar o atendimento, com mais de 700 novos clientes cadastrados. E eu aproveito aqui pra agradecer o deputado federal Merlong Solano, que foi o responsável pela destinação das emendas parlamentares que possibilitaram a abertura dos dois novos postos”, disse o superintendente.

Deputado federal Merlong Solano / Foto: Divulgação
O deputado federal Merlong Solano (PT), que destinou cerca de R$ 5 milhões para a Conab em 2024 e está destinando um total de R$ 10 milhões para 2025, comemorou os resultados.

 “A compra do milho no programa possibilita para os criadores o acesso ao milho a preços competitivos e de forma regular, ajudando o agronegócio, o criador intermediário e sobretudo o agricultor familiar inserido nas cadeias de produção de carnes, leite e ovos. Então, é uma ação que contribui para o desenvolvimento de um segmento importante da economia nacional, uma vez que é a agricultura familiar que garante o alimento na mesa dos brasileiros, além de gerar renda e empregos, sobretudo nas áreas rurais. E eu destaco ainda que o meu apoio à Conab não é pontual. É apoio amplo, com recursos para custeio, para investimento e também para o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA”, destacou Merlong.

Previsões para 2025

Para este ano, a tendência é que os atendimentos continuem crescendo. Danilo Viana informou que a expectativa da Companhia é que sejam comercializadas 25 mil toneladas de milho no Piauí. 

“Estamos trabalhando para ampliar ainda mais a cobertura, com a abertura de novos postos em cidades estratégicas”, destacou Danilo. 

A rede armazenadora da Conab está disposta em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos, com Unidade Satélite de Vendas (USVs) em Campo Maior e Oeiras, além das USVs de Piripiri e São Raimundo Nonato abertas em 2024.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: