Geral

CASAMENTO

Paciente do HUT em cuidados paliativos realiza desejo e se casa no hospital

O casal oficializou a união após seis anos de relacionamento

Da Redação

Sexta - 12/09/2025 às 14:07



Foto: Portal Piauí Hoje Kleciano e Iranilde celebram a união no HUT
Kleciano e Iranilde celebram a união no HUT

Kleciano de Almeida da Silva, 42 anos, realizou o desejo de casar com a companheira Iranilde da Silva, de 39 anos. Diagnosticado há alguns anos com insuficiência cardíaca, kleciano está em cuidados paliativos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em Teresina, onde ocorreu a cerimônia na manhã desta sexta-feira (12). 

Após seis anos de relacionamento, o casal oficializou a união em uma cerimônia marcada pela emoção. Este foi o terceiro casamento realizado no HUT e o primeiro de 2025. O momento reuniu profissionais da saúde que se mobilizaram para realizar o sonho de Kleciano e Iranilde. 

Muito emocionado, Kleciano resumiu em poucas palavras o significado da celebração.

"Muito feliz por casar com a pessoa que eu amo. Eu sempre quis casar com ela, sempre. Uma vez nós íamos casar, mas deu errado parque o registro dela é de Caxias (MA). Agora, graças a Deus, deu certo. Guerreira! Nunca me deixou em momento nenhum", disse Kleciano.

O casal se conheceu nas ruas de Codó (MA) e completou seis anos de relacionamento nessa quinta-feira (11).

Para Iranilde, a cerimônia simboliza não apenas a realização de um sonho, mas a vitória do companheirismo.

"Esse casamento é um presente para a gente. Eu estou feliz demais de estar aqui com o meu esposo do meu lado. Essa batalha a gente vem levando desde o começo, mas eu nunca desisti e nem vou desistir. Sempre do lado dele, o tempo todo. É o grande amor da minha vida. Nunca abandono ele por nada. Até hoje, graças a Deus, estamos juntos o tempo todo.  Vai ficar pra sempre na minha memória. Sempre foi meu desejo casar", comentou Iranilde.


A noiva lembra que quando Kleciano chegou ao HUT não estava bem e agora está bem melhor e bem cuidado. 

"Minha família vai ficar toda feliz porque casei aqui. A gente veio num estado de saúde dele que não estava muito bem, mas agora está bem, graças a Deus. A gente casou aqui em Teresina e está todo mundo feliz lá, esperando a nossa chegada no Maranhão. O coração está em festa".

A diretora-geral do HUT, a enfermeira Aranucha de Brito, destacou que a cerimônia reflete a missão do hospital em garantir um cuidado humanizado.

"O HUT tem realmente a missão de estar cada vez mais proporcionando aos pacientes um atendimento humanizado, e o paciente Claciano manifestou o desejo de realizar esse casamento. Ele está sendo acompanhado aqui pela nossa equipe de cuidados paliativos, da nossa comissão, e o hospital todo entendeu o pedido. Conseguimos, juntamente com uma rede de apoio de todos os setores do hospital, desde o serviço social até os setores assistenciais, no qual o paciente está internado, que é na Clínica Médica, viabilizar esse desejo dele e da família. Estamos aqui hoje proporcionando esse atendimento, realizando com muito carinho o casamento do paciente, conforme o desejo dele", afirmou Aranucha Brito.

A médica paliativista Carla Sena reforçou a importância de respeitar os desejos dos pacientes em cuidados paliativos.

"A gente traz a particularidade do paciente para a família naquele momento. É quando ele manifesta o desejo dele — no caso, ele não viajava nem dentro do estado há vários anos — mas, quando pensa que talvez não conseguisse realizar isso, surge a necessidade de concretizar esse desejo. Ele traz, então, o pedido de se mobilizar para que esse presente seja real. Para o Kleciano, o casamento", disse a médica.

Mesmo diante das dificuldades impostas pela doença, o casal transformou o hospital em cenário de uma celebração que ficará marcada na memória de todos.



Fonte: Lília Ferreira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: