
A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, promoveu neste sábado (5), um mutirão para atendimento a segurados e a realização de perícias médicas para diminuição das filas de espera que se acumulam nos sistemas do Instituto.
O mutirão ocorreu nas agência do INSS na avenida João XXIII, zona Leste, e na agência da rua Areolino de Abreu, no Centro de Teresina. Para ter acesso aos mutirões é preciso fazer o agendamento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O gerente Executivo do Inss no Piauí, William Machado, informou que foram realizados um total de 280 atendimentos. Na Agência Teresina-Centro foram realizados 165 atendimentos. Na Agência Teresina-Leste foram feitos 115 atendimentos, mais de 80% foram perícias médicas.
O gerente do INSS, William Machado entregando carta de concessão de benefício a uma seguradaA secretária-geral da OAB-PI, Advogada Raylena Alencar elogiou a iniciativa e disse que o mutirão quer dá celeridade na garantia dos direitos das pessoas para agilizar a análise de benefícios como auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, por exemplo.
“O lapso temporal no Piauí entre o agendamento e a realização da perícia estava sendo de até seis meses. Um dos maiores do Piauí. Me reuni com a Comissão Nacional e juntos fizemos essa solicitação que foi atendida. Esse mutirão vai ajudar aqueles que estão na fila a tempo à espera de um benefício necessário, muitas vezes, para custear o básico. Continuamos vigilantes para que essa fila continue a diminuir cada vez mais”, destaca a Advogada Raylena Alencar.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Advogado Victor Hugo, diz que recebeu com muita alegria a informação do mutirão de perícias. “Tudo isso é fruto de solicitações, de pedidos realizados em parceria com a Comissão Nacional de Direito Previdenciário e Comissão Estadual de Direito Previdenciário da OAB Piauí. E continuamos firmes e fortes solicitando, cobrando melhorias para a sociedade”.