Geral

TURISMO

Terceiro maior do mundo, Delta do Parnaíba é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil

O local está atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África) e único das Américas que deságua em mar aberto

Da Redação

Sexta - 01/08/2025 às 10:52



Foto: MTur Destinos Delta do Parnaíba é palco de paisagens únicas
Delta do Parnaíba é palco de paisagens únicas

No coração do litoral do Piauí, entre o azul do Atlântico e as águas doces do rio Parnaíba, está um dos maiores tesouros naturais do Brasil: o Delta do Parnaíba, considerado o terceiro maior delta em mar aberto do mundo, atrás apenas dos rios Mekong, no Vietnã, e Nilo, na África. O paraíso é uma parada quase obrigatória em Parnaíba (PI) para turistas em busca de paisagens inesquecíveis.

Os desenhos da região formam um arquipélago com mais de 75 ilhas, sendo que o movimento da água, com o passar do tempo, faz o número variar para mais de 80 ilhas, com cenários únicos e inúmeras possibilidades para os turistas que colocam o norte do Piauí no plano de viagem. Assim, a cada visita os turistas encontram novas paisagens e diferentes roteiros podem ser encontrados, com passeios únicos.

O turismo na região tem ganhado destaque não apenas por sua beleza, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade. Com foco em práticas responsáveis, o Delta do Parnaíba promove um turismo que respeita o meio ambiente e fortalece as comunidades locais. Essa abordagem tem contribuído para a preservação de parques, a valorização da cultura tradicional e o incentivo à educação ambiental.

O Delta do Parnaíba integra a Rota das Emoções, um roteiro turístico que une três paraísos nordestinos: Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhenses (MA). O trajeto atrai turistas em busca de adrenalina, natureza e experiências únicas. Entre dunas, lagoas e praias desertas, os visitantes podem desfrutar de atividades como canoagem, caiaque, stand-up paddle e esportes à vela.

Um dos passeios mais procurados é o de barco pelo Delta, que oferece uma imersão nas belezas naturais da região. Durante o percurso, é possível avistar iguanas, capivaras, jacarés, tatus e até macacos-prego, além de uma rica diversidade de aves e espécies da flora local. Os manguezais e a mata ciliar completam o espetáculo visual e sensorial.

Com o objetivo de estimular o turismo interno e fortalecer destinos regionais como o Delta do Parnaíba, o Ministério do Turismo desenvolve o programa “Conheça o Brasil”. A iniciativa visa ampliar a conectividade entre cidades turísticas, atrair mais visitantes aos destinos nacionais e promover a geração de negócios no setor.

O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

Fonte: Ministério do Turismo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: