Geral

Instagram pode ser um meio de driblar a crise e fazer grandes negócios

A influenciadora digital e escritora Júlia Munhoz aponta que a plataforma da rede social Instagram pode ser uma saída para aumentar os negócios e vendas mesmo em meio à crise do coronavírus.

Livia Ferreira*

Terça - 07/04/2020 às 15:30



Foto: Divulgação Rede social Instagram como fonte de renda
Rede social Instagram como fonte de renda

A recessão econômica está batendo à porta de muitos brasileiros este ano devido à quarentena imposta pela emergência do novo coronavírus. Entre demissões em massa e comércios obrigados a manter as portas fechadas por decretos estaduais, muitos estão encontrando no mundo online alternativas para driblar a crise.

A influenciadora digital, especialista em marketing digital e escritora Júlia Munhoz acredita que uma das mais poderosas ferramentas para conseguir fazer negócios e gerar recursos hoje é o Instagram. Com uma base de usuários de quase 2 bilhões de pessoas, esta é a rede que mais cresce no mundo e que tem forte adesão e engajamento em especial da população economicamente ativa.

Em seu livro "Instagram para Negócios", lançado pela DVS Editora e vendido pela Amazon Brasil em formato impresso e e-book, Júlia Munhoz ensina os segredos desta plataforma e como se destacar em um universo de bilhões de usuários: "É preciso configurar a sua conta de maneira mais assertiva possível para atrair as pessoas certas para o seu negócio em meio a todo esse público. Através do seu conteúdo você vai reter pessoas e transformar likes em vendas e seguidores em clientes. O conteúdo certo cria relacionamento e gera engajamento, relacionamento e interação, que se convertem em vendas e maior divulgação da marca ou negócio."

Tauany Oliveira é blogueira natural de Oeiras, Piauí, e acredita que neste período de isolamento social as pessoas recorrem muito as mídias digitais. “Eu como produtora de conteúdo, uso o Instagram para democratizar o conhecimento através de dicas de leituras, series e filmes. E vejo essa plataforma digital como um meio de entretenimento aliado à visibilidade comercial e social”, afirma ela.

O público virtual aumentou devido ao isolamento social. Isso gera desafio aos influencers e produtores de conteúdo digitais e Tauany explica o porquê: “com muitas pessoas dentro de casa a criatividade aflora e o principal meio de evasão dessa criatividade é a rede social, consequentemente o Instagram. Nós, produtores de conteúdo, que trabalhamos diariamente no mundo virtual, estamos a todo momento criando artifícios que são diferenciais na Internet. Com isso, prendemos a atenção e atraímos novos públicos”

Tauany Oliveira (@tauanyyoliveira) é produtora de conteúdo no Instagram.

Instagram e Marketing caminham juntos

A especialista ressalta que a maioria das pessoas e empresas que estão usando o Instagram para Negócios estão cometendo grandes erros e usando a ferramenta da maneira errada. Em seu livro, Júlia afirma que falta a muitos empreendedores é compreender que o posicionamento digital é crucial para o sucesso da sua marca ou negócio no século XXI: "O mundo de hoje não é mais o mesmo de décadas atrás e precisamos acompanhar essas mudanças. Hoje em dia não há meio mais efetivo para fazer marketing do que a internet e as redes sociais. Instagram e Marketing caminham juntos. Para os pequenos e médios empreendedores, que não tem capital para veicular campanhas de marketing faraônicas em grandes veículos da mídia tradicional, faz-se necessário um marketing mais assertivo e também com baixo custo. No marketing digital você consegue mensurar o resultado de todas as campanhas e saber o retorno que teve com o investimento, podendo ainda segmentar e atingir públicos específicos para o seu negócio."

 

Três pilares do sucesso no uso do Instagram como plataforma de vendas

Júlia Munhoz aponta quais são as bases da estratégia usada para transformar o seu perfil no Instagram em uma poderosa plataforma para vendas:

1- Atração: Não tente oferecer carne para vegetarianos. É fundamental para o seu negócio entender que você precisa de pessoas que tenham demanda ou necessidade dos seus produtos e serviços. Atrair as pessoas erradas além de custar tempo e dinheiro à empresa, gasta muita energia e leva a desmotivação.

2- Relacionamento: ao criar relacionamento com os seus clientes no Instagram você conseguirá vender muito mais, convertendo interação em vendas. Estabeleça a confiança e a reciprocidade necessárias e se torne especial para o seu cliente. Isto vai diferenciar você de sua concorrência.

3- Venda: quando há atração do cliente e relacionamento, você sabe exatamente quais são as necessidades e dores daquela pessoa, logo consegue vender exatamente aquilo que ela busca. Empenhe-se em obter a satisfação máxima para o seu cliente para que ele espontaneamente divulgue o seu negócio e atraia outros clientes.

Julia Munhoz (@jumunhoz) com seu livro - Instagram para negócios.

*Livia Ferreira é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão

Fonte: Fabiano de Abreu

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: