
A secretaria estadual de Saúde enviou nota à imprensa onde esclarece quais as medidas que serão tomadas em relação à inauguração da Loja Havan em Teresina que aconteceu na noite dessa segunda-feira, 27. A Sesapi recebeu vídeo que circula pelo WhatsApp onde mostra funcionários da loja aglomerados em uma espécie de treinamento.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) informou que “considerando o recebimento de diversas denúncias e vídeos nos canais de comunicação do órgão, referentes à grande aglomeração de pessoas ocorrida na inauguração de loja, a DIVISA enviou de imediato uma equipe de fiscais, que lavrou Auto de Infração Sanitária contra a empresa, pelo descumprimento de Lei Federal Nº 6.437/1977, Lei Estadual Nº 6.174/2012 e Portaria SESAPI/GAB/DIVISA Nº 341/2020”.
A nota diz ainda que “configurando infração sanitária em total desrespeito às recomendações higienicossanitárias vigentes durante a Pandemia do Coronavírus, a DIVISA informa ainda que após a autuação, será aberto processo administrativo sanitário, dando à autuada o direito de exercer o Contraditório e a Ampla Defesa”.
A inauguração da loja contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. O secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira, enviou nota à imprensa onde diz que “a prefeitura esclarece ainda que o evento foi restrito a convidados e aos colaboradores da loja e seguiu protocolos como medição da temperatura de todos os presentes, uso de álcool gel e todos usavam máscaras”.
As Lojas Havan informaram que todos os funcionários que estavam presentes na inauguração foram testados, usavam máscaras e havia álcool gel distribuídos em vários locais para uso.
Nota da Prefeitura de Teresina:
Em relação as imagens veiculadas, a prefeitura de Teresina informa que o prefeito foi ao local a convite da direção da empresa prestigiar um empreendimento que gera mais de 180 empregos na cidade e contou com apoio do poder público para sua instalação na capital.
A prefeitura esclarece ainda que o evento foi restrito a convidados e aos colaboradores da loja e seguiu protocolos como medição da temperatura de todos os presentes, uso de álcool gel e todos usavam máscaras.
Nota da Vigilância Sanitária:
Sobre as aglomerações constatadas durante a inauguração de uma loja de rede nacional em Teresina nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), esclarece que:
Considerando o recebimento de diversas denúncias e vídeos nos canais de comunicação do órgão, referentes à grande aglomeração de pessoas ocorrida na inauguração de loja, a DIVISA enviou de imediato uma equipe de fiscais, que lavrou Auto de Infração Sanitária contra a empresa, pelo descumprimento de Lei Federal Nº 6.437/1977, Lei Estadual Nº 6.174/2012 e Portaria SESAPI/GAB/DIVISA Nº 341/2020.
Configurando infração sanitária em total desrespeito às recomendações higienicossanitárias vigentes durante a Pandemia do Coronavírus, a DIVISA informa ainda que após a autuação, será aberto processo administrativo sanitário, dando à autuada o direito de exercer o Contraditório e a Ampla Defesa.
No Piauí, as aglomerações estão proibidas por meio do Decreto Estadual, como medida preventiva de enfrentamento a disseminação da COVID-19.