De acordo com o resumo liberado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), existem 1.293 servidores não recadastrados no banco de dados do Governo do Estado. São 416 servidores ativos, 504 pensionistas e 373 inativos. "Estas pessoas que tiverem em situação irregular podem entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas e marcar o atendimento com a maior brevidade possível", diz o secretário da Administração, Franzé Silva.
O Censo Cadastral Previdenciário foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e Previdência, em duas fases. De junho a novembro de 2015, os servidores puderam prestar informações cadastrais para atualização dos dados funcionais. "Mesmo com toda a campanha publicitária informando da necessidade de recadastramento, muitos servidores ignoraram o apelo do governo e, por isso, tiveram o contracheque bloqueado", comenta Franzé.
O restabelecimento do pagamento da remuneração, proventos ou pensão suspensos está condicionado à atualização cadastral do servidor ativo, inativo ou pensionista e será efetuado na folha de pagamento imediatamente posterior a do mês em que atualizar o cadastro junto à Seadprev. A liberação da diferença bloqueada será feita na mesma folha de pagamento.
Franzé Silva afirma que o recadastramento foi necessário para a máquina pública e continuará em processo contínuo com a universalização do ponto eletrônico. “Conseguimos atualizar a base de dados, cadastramos a biometria dos servidores e já estamos implantando o ponto eletrônico e vamos fazer melhorias na lotação e capacitação”, declarou o secretário.
Fonte: Governo do Piauí