
O governador Wellington Dias gravou um vídeo para manifestar pesar pelo falecimento do empresário João Claudino Fernandes, ocorrido na manhã desta sexta-feira (24), em Teresina. "Uma pessoa sempre muito sensível. Ele trazia na memória a lembrança de seus pais, de sua esposa, da relação com a família e agora a dedicação com os netos. Era uma pessoa que tinha uma capacidade de compreensão muito grande da economia mesmo sem ter entrado numa universidade", disse o governador.
Wellington Dias destacou que João Claudino foi um empresário que não marcou apenas no Piauí, mas sim em todo Brasil e no mundo. "Um homem que começou com uma vida simples e que cresceu na vida com muita dedicação e muito trabalho".
Confira o vídeo do governador:
O Governo do Estado também divulgou uma nota de pesar pela morte do empresário e decretou luto oficial de três dias. Veja abaixo:
O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário João Claudino Fernandes, ocorrido na manhã desta sexta-feira (24).
João Claudino tinha 90 anos de idade e estava à frente do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil e do Piauí, incluindo loja de departamento, gráfica, shopping center, fábrica, transportadora.
O Grupo Claudino é um dos grandes contribuintes do Piauí, ajudando no desenvolvimento do Estado. A história do grupo no Piauí começou em 1968, quando os irmãos João e Valdeci Claudino, natural de Cajazeiras (PB), transferiram de Bacacal (MA) para Teresina a matriz do Armazém Paraíba.
A loja mudou conceitos no comércio local, realizando promoções, oferecendo facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.
Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
João Claudino também foi um dos grandes entusiastas da cultura piauiense. Por meio de suas empresas, ele financiou a reforma de várias casas culturais do Estado, por meio da Lei de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).
Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense, que perde um dos grandes nomes de sua história.