Geral

Firmino Filho garante transparência no sistema de transporte público

DCE Prefeito Teresina Firmino Filho

Terça - 25/06/2013 às 16:06



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, recebeu na manhã de hoje (25) uma comissão formada por representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os estudantes apresentaram ao chefe do executivo municipal uma pauta de reivindicações que incluía, entre outros assuntos, a redução da tarifa do transporte público e aumento da frota de ônibus urbana e rural.

De acordo com o prefeito, a tarifa que está sendo cobrada atualmente é baseada na planilha feita em 2010 e apresentada em outubro de 2011 e que não é possível tomar medidas imediatas. “Teresina apresenta a mesma tarifa de ônibus há dois anos. Não fizemos reajuste esse ano, e para que haja aumento ou redução é necessária a realização de um estudo minucioso. Estamos retomando os dados do sistema com o SETUT. No mês de agosto iremos realizar uma audiência pública para discutir o transporte público, a licitação e resolver a legalidade do sistema dos dados”, explicou.

O prefeito também abriu uma vaga para os estudantes no Conselho Municipal de Trânsito, para que os mesmos possam participar ativamente das discussões. “Queremos que os estudantes participem do processo de fiscalização, da instalação do GPS nos ônibus com a visualização do trajeto, da retomada do sistema de dados e entendam o processo licitatório. Vamos criar uma espécie de caixa de vidro, dando transparência a todos os aspectos que envolvem o transporte público da capital”, destacou.

Firmino Filho disse ainda aos estudantes que a Prefeitura de Teresina está fazendo uma revisão na legislação urbana, bem como estudando meios de fortalecer as políticas urbanas que contribuam para o adensamento da cidade. “A questão da mobilidade urbana tem sido amplamente discutida na nossa gestão. Nessa ida a Brasília, recebemos da presidenta Dilma a informação de que teremos R$ 50 bilhões para investir em obras de mobilidade urbana. Em Teresina, por exemplo, já está assegurada a duplicação da Avenida Poti Velo, construção de oito terminais de integração e 44 km de corredores exclusivos de ônibus”, informou.

A universitária Débora Cavalcante, diretora de Planejamento do DCE da UFPI, avaliou como positivo o encontro com o prefeito Firmino Filho. “O Prefeito nos mostrou disposição em pensar na melhoria da mobilidade urbana de Teresina. Queremos contribuir com esse processo de fiscalização para melhorar o transporte que temos, na infraestrutura das nossas paradas, no aumento das frotas, no pensar o transporte coletivo. Ele se posicionou favoravelmente em trabalhar pelo aumento de mais linhas na UFPI, passando pelo setor de esportes e CCA”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Transporte Público