Geral

Estampa Pied Poule: qual a sua história e como usá-la

É um desenho repetitivo semelhante aos pés de galinha que podem variar em tamanho

Da redação

Terça - 20/07/2021 às 09:23



Foto: Divulgação Pied Poule
Pied Poule

Sempre na moda, essa estampa clássica é reciclada a cada ano para nos acompanhar em nossos looks mais versáteis. Mais uma vez, o pied poule volta aos nossos armários, e é com grande satisfação que a recebemos de braços abertos!

A estampa pied poule, também conhecida pelo nome de houndstooth, é uma tendência resgatada dos anos 50 e que já foi usada por musas como Coco Chanel e Audrey Hepburn. O pied poule tradicional é feito por faixas alternadas de quatro fios claros com quatro escuros em um tear, assim, eles conseguiram criar figuras com quatro pontos. 

É um desenho repetitivo semelhante aos pés de galinha que podem variar em tamanho. A sua cor típica é originalmente preto e branco, embora hoje tenha sido adaptada a outras cores de acordo com a tendência da estação e dos designers.

Sua história começa das tradições lanosas escocesas, mas a aristocracia inglesa se encarregou de popularizá-la. O Príncipe de Gales, filho da Rainha Vitória, adotou este tecido, tornando-o sinônimo de elegância masculina do século XIX. Também o duque de Windsor, conhecido como o fashionista real, adicionou-o ao seu extravagante camarim nos anos 30.

Com o tempo, seu sucesso fez com que antes fosse apenas um tecido, acabasse sendo uma estampa icônica!

Designers como Balenciaga, Chanel e Valentino apostaram muito nesta estampa em casacos, vestidos, coletes... Quer saber mais sobre ela? Continue lendo!

Como entrou no armário feminino?

Claro, da mão da Coco Chanel na década de 20 e depois fazendo parte da proposta da Christian Dior nos anos 50. E assim, os tecidos de identidade escocesa iniciaram sua trajetória na moda feminina, transformando a alfaiataria em novas peças de luxo.

Na década de 1960, a revolução da moda também falava em pied de poule. O tecido foi adaptado para trajes combinando suéteres com minissaias e botas e ganhou espaço na era boêmia. Nos anos setenta, foram as francesas que ostentaram essa trama em itens básicos que vigoram até hoje.

Mas não podemos nos esquecer da icônica Lady Di, ela carregou essa estampa nos anos oitenta como ninguém e deu-lhe o impulso necessário para ser um clássico de elegância sem limites de uso ou idade. 

Como combinar a estampa pied poule

Você não vai resistir a usar, porque vai ver em cada revista, em cada blog, em cada celebridade... E quando chega alguma coisa fazendo tanto barulho, é melhor aderir do que lutar, porque no fim… acabamos cedendo de qualquer maneira! 

Todo preto com casaco estampado houndstooth

Um look all black tirado do seu guarda-roupa será o início de uma composição que vai fazer você se apaixonar à primeira vista assim que colocar aquele casaco maravilhoso com o tecido estampado houndstooth.

Look total com estampa houndstooth

Ouse com um look totalmente houndstooth com um paletó e um terninho que não vai deixar ninguém indiferente, às vezes…. Menos não é mais! 

Acessórios Houndstooth para fazer a diferença

Os sapatos scarpin com tecido estampado houndstooth vão marcar o seu conjunto mais fashion. Mas nem tudo vai ser de salto, então vista seus melhores super skinny e chinelos com a estampa da moda e tenha um look street style como resultado, além de ficar super confortável!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: