Geral

EDUCAÇÃO

Escola de Tempo Integral é inaugurada em Assentamento na zona rural de Teresina

O governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira inauguraram modernização e ampliação do Ceti Lucas Meireles

Da Redação

Terça - 07/10/2025 às 16:43



Foto: Jonathan Dourado Governador Rafael Fonteles e secretário Washington Bandeira entregam escola de Tempo Integral reformada em Assentamento na zona rural de Teresina
Governador Rafael Fonteles e secretário Washington Bandeira entregam escola de Tempo Integral reformada em Assentamento na zona rural de Teresina

O "padrão ouro" das Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) agora é realidade para os mais de 100 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucas Meireles Alves, localizado no Assentamento 17 de abril, na zona rural de Teresina.

Na manhã desta terça-feira (7), o governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, inauguraram a nova estrutura do CETI, que passa a contar com ambientes climatizados, Laboratórios de Ciências e de Informática, salas de Saúde Digital e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do investimento e o orgulho em ver os resultados da escola. “Estamos entregando uma belíssima escola, totalmente reformada e ampliada, dentro da comunidade. É motivo de grande satisfação ver que daqui saíram alunos premiados, que vão representar o Piauí e o Brasil em Singapura. Isso mostra que, com oportunidade e dedicação, é possível sonhar alto e conquistar grandes resultados em qualquer lugar”, afirmou.

Para a reforma, ampliação e modernização do Centro foram investidos R$ 2,2 milhões, em mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado em garantir educação pública de qualidade e oportunidades também para as comunidades rurais.

O secretário Washington Bandeira ressaltou que o novo espaço representa o compromisso do Governo do Estado em levar qualidade educacional a todos os territórios do Piauí. “Esta inauguração simboliza o compromisso do Governo Rafael Fonteles em cuidar de todos e todas, levando educação pública de qualidade também às comunidades rurais. Além da nova estrutura, os alunos estão se destacando em competições tecnológicas, conquistando intercâmbio internacional e vencendo olimpíadas do conhecimento”, destacou o secretário.

Composta por mais de 100 famílias, a sua grande maioria de agricultores familiares, a comunidade tem na escola um motivo de grande orgulho e esperança em um futuro mais próspero para o assentamento.

Foi em meio a essa realidade que alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da escola idealizaram a plataforma digital “Raízes Conectadas”, uma iniciativa desenvolvida para facilitar o fornecimento de alimentos oriundos da agricultura familiar às escolas da Rede Pública piauiense, promovendo a integração entre produtores locais e a rede de ensino.

O estudante João Pedro, integrante da equipe vencedora, contou como o projeto nasceu da vivência da comunidade. “A gente via que tinha muita produção, mas sem venda, então criamos um site que conecta os agricultores com as escolas e com pessoas físicas e jurídicas. É uma ideia que veio da nossa realidade. Poder impactar positivamente a vida das famílias e trazer essa experiência é sensacional”, disse João Pedro.

O projeto fez da equipe uma das vencedoras do Seduckathon 2025 e garantiu aos alunos idealizadores e ao professor orientador um intercâmbio estudantil em Singapura, marcado para janeiro de 2026.

A estudante Ana Vitória Barbosa, moradora do Assentamento 17 de abril e integrante da equipe, falou sobre a expectativa para a viagem. “A gente sempre incentiva os colegas para que todos tenham uma oportunidade assim como a nossa, que isso se espalhe para todo mundo. A expectativa está a mil! A cada pesquisa sobre Singapura a gente aprende mais sobre a cultura deles, que é bem diferente da nossa, mas é tudo questão de adaptação”, afirmou.

O sucesso no ensino de tecnologia não é mero acaso. O CETI conquistou medalha de ouro na edição deste ano da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, evento que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Rhavi Alves, um dos estudantes participantes destacou o impacto da nova estrutura nas conquistas da escola.

“Hoje em dia, a escola está em um nível bem alto. A partir do novo laboratório de informática, a gente pode fazer todas as pesquisas sobre ângulos, geometria, como o foguete ia voar. Toda essa estrutura faz diferença”, afirmou o estudante.

Além das turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, o CETI Lucas Meireles Alves oferta turmas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo todas as demandas educacionais da comunidade.

Foto: Jonathan Dourado

A escola desenvolve ainda o Projeto Ler o Mundo, como parte do Clube de Leitura Seduc, que fomenta a leitura de livros, seguida de discussões e atividades diversas, como produção de textos, apresentações teatrais, seminários e outras formas de expressão.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: