
Compreender como funcionam as emoções das crianças é importante, não só para os pais, mas também para os educadores. Afinal, leva tempo para as crianças aprenderem a administrar suas emoções; o que é, inclusive, complexo até para os adultos.
Neste contexto, na avaliação dos especialistas, trabalhar as emoções na educação infantil faz toda a diferença para o desenvolvimento positivo dos pequenos, para que eles se tornem adultos saudáveis.
Antes mesmo do processo de alfabetização, os pais esperam que seus filhos se transformem em indivíduos respeitosos, empáticos e felizes. Mas como alcançar esse objetivo? Confira na sequência!
Afinal, o que são emoções?
Os estímulos que os indivíduos recebem do ambiente em que estão inseridos são chamados de sensações cognitivas, físicas e emocionais, que são as emoções e sentimentos.
As emoções são formas de expressões naturais no nosso organismo, servindo inclusive como proteção em relação aos desafios que a vida apresenta.
O medo, por exemplo, pode ser muito importante para evitar que o indivíduo se coloque em uma situação de risco. Neste contexto, compreender as emoções e saber nomeá-las corretamente é fundamental para que a criança consiga administrar seus sentimentos.
Qual a importância de trabalhar as emoções na educação infantil?
Durante o período escolar, mais precisamente nos primeiros anos de adaptação ao ensino, é que as crianças vivenciam um leque maior de emoções.
Afinal, os pequenos precisam interagir com outras crianças, o que nem sempre é fácil e muitas vezes um desafio já que cada criação é diferente.
Neste contexto, o primeiro passo é ajudar as crianças a nomear suas emoções porque, quando aprendemos a identificá-las, é possível abrir a possibilidade de atribuirmos o sentimento que uma pessoa está sentindo diante de determinada situação.
Sendo assim, além de ser extremamente benéfico para a saúde mensal, trabalhar as emoções na educação infantil é uma forma de mostrar para a criança formas de ter mais empatia no convívio social.
Quais são os grandes desafios de trabalhar as emoções na educação infantil?
Ao olharmos para o cenário do dia a dia de pais e educadores, trabalhar as emoções de uma criança é uma tarefa desafiadora.
Quando olhamos para a mãe, é fácil concluir que a maternidade não é a única responsabilidade de uma mãe. Mesmo a mulher que não trabalha fora, precisa canalizar energias para o cuidado com as tarefas domésticas.
Além disso, quando existe mais de um filho a situação fica ainda mais complexa, sem falar na possibilidade da criança apresentar algum distúrbio comportamental ou a criança não gostar de falar sobre suas emoções.
Como administrar as emoções das crianças na educação infantil?
Conte histórias
A melhor forma de abordar temas complexos de uma forma mais leve com as crianças é contando histórias. Afinal, o recurso da literatura permite trabalhar com uma abordagem mais lúdica, usando a imaginação das crianças para que elas possam demonstrar seus sentimentos.
Neste contexto, você pode fazer parte de algum clube de assinatura infantil, com o intuito de ter acesso em sua casa a obras literárias que podem ajudar as crianças a expor e entender suas emoções por meio dos livros.
Faça brincadeiras
Existem algumas brincadeiras simples que ajudam a criança a identificar e nomear os sentimentos, que podem ser adotadas por pais e educadores.
Uma das brincadeiras é usar um espelho e pedir para a criança fazer caretas, conforme as emoções que você for abordando. Além das interações mais divertidas, vale também explorar outras alternativas, como conversar sobre as emoções e estimular a empatia.