Geral

EVENTO

Casulo Cuidar realiza I Jornada da Luta Antimanicomial; será de 6 a 18 de maio

A abertura acontece nesta segunda-feira (6), às 18h, no Auditório Noé Mendes no CCHL da UFPI, com a Mesa Redonda “Universidade, travessia, saúde e vida”

Da Redação

Segunda - 06/05/2024 às 16:02



Foto: Reprodução I Jornada da Luta Antimanicomial, realizada pelo Casulo Cuidar
I Jornada da Luta Antimanicomial, realizada pelo Casulo Cuidar

O Casulo Cuidar, coletivo de pesquisadores independentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), idealizado pela professora doutora Filadelfia Carvalho de Sena, está realizando a I Jornada da Luta Antimanicomial durante duas semanas do mês de maio, com uma programação diversa e aberta ao público. A abertura acontece nesta segunda-feira (6), às 18h, no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI, com a Mesa Redonda “Universidade, travessia, saúde e vida”.

O Casulo Cuidar foi formado, inicialmente, com o objetivo de proporcionar atendimento psicológico gratuito aos estudantes da UFPI. As atividades se ampliaram com a chegada dos novos participantes e agora o grupo realiza, além do atendimento psicológico, formação e pesquisas em psicanálise, psicologia social e processos de saúde, rodas de conversa na praça, palestras sobre saúde mental e diversos serviços. Segundo o grupo, o objetivo do projeto é colocar a UFPI na vanguarda do cuidar da saúde mental das juventudes no ambiente universitário.

O grupo estuda a Psicologia Social Crítica brasileira, fundada no materialismo histórico-dialético de Karl Marx e na Psicologia Sócio-Histórica de Lev Vygotsky. As intervenções estão pautadas na ética da psicanálise para pensar os processos de saúde mental, em cena na Universidade Federal do Piauí.

Seguindo a programação da Jornada, na quarta-feira (8) será lançada a exposição "Flâmulas: entre o sonho e o som", com trabalhos de Brasile e Evaldo Oliveira, e curadoria de Milena Albuquerque, uma das organizadoras do evento e integrante do projeto.

No sábado (11), será exibido o filme “A última sessão de Freud” [Freud’s last session] (2023) em parceria com o Núcleo de Estudos e Debates em Psicanálise (NEDP).

No dia 13, segunda-feira, será a transmissão em homenagem ao centenário dos escritos de Freud: “Neurose e Psicose”, “O problema econômico do masoquismo”, “A dissolução do Complexo de Édipo”, “A perda da realidade na neurose e na psicose” e “Resumo da psicanálise”.

No dia 15, quarta-feira, o coletivo realiza uma conversa com o tema “História da Saúde no Brasil: a Reforma Psiquiátrica e a liberdade do cuidar”.

Encerrando a programação da Jornada, no sábado, dia 18 de maio, será realizado um Sarau com o tema "Os loucos na contemporaneidade" no Therapia Bar, uma celebração em alusão ao dia da luta antimanicomial e comemorando o aniversário do Casulo Cuidar, de Karl Marx, Sigmund Freud e Bob Marley, os homenageados do evento.

As inscrições estão disponíveis no perfil do Instagram: @casulocuidar. Confira aqui os locais e horários da programação:

Folder casulo cuidar I JORNADA DA LUTA ANTIMANICOMIAL pronto.pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: