
A Arquidiocese de Teresina lançou, nesta quinta-feira (6), a Campanha da Fraternidade 2025. A cerimônia ocorreu na residência episcopal, no Centro da capital piauiense, e contou com a presença de bispos de diversas cidades do estado.
A Campanha da Fraternidade 2025 tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O objetivo desta temática é propor uma conversão ecológica durante o período da quaresma e conscientizar os fieis sobre a importância da natureza.
O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, destacou que a a campanha visa sensibilizar a sociedade e as autoridades para o cuidado com a “casa comum”, alertando sobre os impactos ambientais que ameaçam a vida no planeta. Segundo ele, o período Quaresmal é um momento propício para a reflexão e mudança de atitudes não apenas na fé, mas também na relação com a natureza.
“Ou nos convertemos, ou enfrentaremos um colapso universal. Não há um ‘plano B’ para o planeta, precisamos cuidar do que temos agora para garantir um futuro sustentável”, enfatizou.
Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques / Foto: Arquidiocese de Teresina
O evento contou com a presença de todos os bispos do Regional Nordeste 4 da CNBB, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil. A edição deste ano é inspirada em marcos importantes, como os 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’ e a futura realização da COP 30, em Belém (PA), que reforçam a urgência do debate ambiental.
A campanha será discutida entre os fiéis católicos ao longo do ano de 2025. Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha promove atitudes de oração, jejum e caridade, com destaque para a Coleta da Solidariedade, que ocorre no Domingo de Ramos (12 e 13 de abril de 2025). Os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais em todo o país.