B-R-O BRÓ
Ingrid Santana
14 de agosto de 2024 às 11:52
O período mais quente e seco do ano no Piauí está chegando, o conhecido "B-R-O BRÓ", que começa em setembro e vai até dezembro. Isso requer cuidados com a saúde da pele, devido ao excesso de exposição ao sol e às altas temperaturas que ultrapassam os 40°C, tempo seco e a baixa umidade do ar. Dessa forma, o sol e o calor se tornam grandes vilões para a saúde da pele dos piauienses.

A médica Caroline Baima, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora de Dermatologia na Universidade Federal do Piauí e na Uninovafapi, diz que as pessoas mais atingidas pela alta exposição solar durante o período mais quente do ano, são as pessoas de pele branca e as pessoas que trabalham expostas ao sol.

Nesta época, os índices de radiação ultravioleta estão muito aumentados, então as pessoas de pele branca, olhos e cabelos claros são as de maior risco. Além disso, as pessoas que trabalham expostas ao sol, como os trabalhadores rurais. A idade também é um fator de risco, pois a pele das crianças e idosos é mais sensíveis ao sol, explica a médica.
Segundo a médica excesso de exposição ao sol pode provocar diversos malefícios à saúde da pele. "Pode causar manchas escuras, além de piorar as manchas pré-existentes, como no melasma; pode causar queimadura solar, como vermelhidão, descamação e ardência; além disso a radiação solar vai se acumulando na pele, causando mutações na pele, que podem resultar no câncer de pele", afirma.
Segundo a dermatologista, as crianças têm mais chances de queimaduras; gestantes têm mais riscos de melasma e idosos mais riscos de câncer de pele.

Ainda de acordo com Caroline, as doenças mais recorrentes no período de B-R-O BRÓ são:
Para evitar doenças de pele ocasionadas pelo excesso de exposição ao sol é necessário tomar alguns cuidados importantes:

FERIADO
1º MAIO
LAZER NO FERIADO
FERIADÃO
SUSTENTABILIDADE
Oportunidade para artesãos