Geral

DESASTRE AÉREO

Avião cai e deixa 14 mortos em Barcelos, no Amazonas

As vítimas eram turistas que praticam pesca esportiva; piloto e copiloto também morreram

Da Redação

Sábado - 16/09/2023 às 19:56



Foto: Assessoria do Governo do Amazonas Avião caiu próximo ao aeroporto de Barcelos (AM)
Avião caiu próximo ao aeroporto de Barcelos (AM)

Pelo menos 14 pessoas morreram na queda de um avião em Barcelos, no Amazonas, a 400 km de Manaus, na tarde deste sábado (16). Não há sobreviventes no acidente, segundo a Defesa Civil estadual. 

Segundo fontes do governo do Amazonas, entre as vítimas estavam 12 passageiros, tutistas brasileiris e americanos, e mais o piloto e co-piloto.

O avião saui de Manaus. Os passageiros estariam na região para a prática de pesca esportiva. O acidente teria ocorrido no momento em que o avião se aproximava do pouso, no aeroporto de Barcelos. 

"Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso", diz a nota da Defesa Civil.

"Ele estava recebendo os turistas que vão a Barcelos para pescar esportivamente. Pelas informações que me passaram, preliminares, os passageiros do avião tinham chegado de Brasília. De Brasília para Manaus, e de Manaus para Barcelos", disse o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, em entrevista ao Brasil.

As primeiras investigações revelam que. a aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. A empresa estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A FAB foi acionada para realizar perícia no local. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do SERIPA VII (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) realizarão o trabalho.

O coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas, afirmou que há informações extraoficiais de que, antes do acidente, duas outras aeronaves optaram por regressar a Manaus porque a segurança do aeroporto de Barcelos não permitiu o pouso. A chuva em Barcelos também provocou falta de energia elétrica na cidade e a comunicação foi prejudicada.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: