Os primeiros vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2023 foram anunciados nesta quinta-feira (28) pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e os premiados das modalidades coletivas receberão seus troféus no dia 11 de dezembro, em uma cerimônia no Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
No vôlei, o grande destaque foi a ponteira Gabi, que, pela terceira vez consecutiva, foi escolhida como a melhor jogadora, após ajudar a seleção feminina a conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo a terceira maior pontuadora do torneio.
No futebol, a goleira Lorena, do Grêmio, foi premiada por sua atuação nas três vitórias da seleção feminina nos Jogos Olímpicos, e este é o segundo ano consecutivo que o prêmio de futebol é entregue a uma mulher. No basquete 5x5, o veterano Marcelinho Huertas, aos 41 anos, foi escolhido após ser decisivo no Pré-Olímpico e disputar sua terceira edição dos Jogos Olímpicos, além de se tornar o maior assistente da história do Campeonato Espanhol.
No handebol, o prêmio foi para Bruna de Paula, líder da seleção feminina nos Jogos de Paris, e peça fundamental na conquista da Champions League com o Gyori, da Hungria. Também foram premiados outros atletas das modalidades coletivas, como Thalia Costa, do rugby sevens, natural do Maranhão, Lucas Varela, da seleção sub-21 de hóquei sobre a grama, Gabriel Sojo, do Sesi Ribeirão, no polo aquático, e Luana Batista de Souza, do Sampaio Basquete, eleita a melhor no basquete 3x3. Esses atletas são reconhecidos por suas atuações excepcionais e receberão o Prêmio Brasil Olímpico, uma das maiores honras do esporte nacional.
Fonte: Agência Brasil