O futebol está introduzindo um novo método de punição: o cartão azul. Segundo informações do jornal inglês The Telegraph, a International Football Association Board (Ifab) planeja anunciar nesta sexta-feira os protocolos para essa inovadora medida. Este será o primeiro cartão adicionado ao esporte profissional desde a introdução dos cartões amarelos e vermelhos na Copa do Mundo de 1970, no México.
O cartão azul terá o poder de remover jogadores do campo por um período de dez minutos, caso cometam simulações, pratiquem faltas de antijogo ou demonstrem desrespeito ao árbitro. Se um jogador receber dois cartões azuis, ou um amarelo seguido de um azul, automaticamente será mostrado o cartão vermelho, resultando em sua expulsão da partida. Os testes para essa nova abordagem devem iniciar durante o verão europeu.
No entanto, a fase inicial de implementação exclui competições de alto nível, como a Copa do Mundo. Competições como a Copa da Inglaterra, Women's FA Cup na Inglaterra e a Champions League na temporada 2024-2025 podem ser as pioneiras na aplicação dessa nova medida de punição, de acordo com a publicação britânica.
Fonte: GE