As seleções de futebol masculino do Brasil e Uruguai jogaram na noite desta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 12ª rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. O Brasil voltou a jogar mal e empatou em um a um com o Uruguai, dentro de casa, e caiu para a 5ª posição na tabela da competição.
O jogo foi morno em todo o primeiro tempo. O time do Brasil teve mais domínio de bola mas não chutou a gol. Apenas 4 chutes, contra 4 dos uruguaios. O Brasil teve 64% de posse de bola contra apenas 36% do Uruguai.
No início do segundo tempo, aos 10 minutos, o craque uruguaio Valverde fez o primeiro gol do jogo, e colocou o Uruguai na frente. Aos 16 minutos o volante Gerson encheu o pé, fez um golaço e empatou o jogo pra o Brasil.
Foi a última Última partida da seleção neste ano. Com o resultado o time do técnico Dorival Junior fica na 5ª posição na tabela de classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Os craques sumiram
O primeiro tempo da partida mostrou, mais uma vez, que a Seleção Brasileira de Futebol está longe de ser competitiva e meter medo nos grandes adversários. Os jogadores brasileiros tocam bola para um lado e para o outro, mas sem nenhuma criatividade típica dos grandes craques, uma característica do futebol brasileiro.
O que os analistas mais observaram durante toda a partida do Brasil contra Uruguai é o fato de que não houve uma só jogada individual que destacasse a qualidade dos jogadores do escrete verde-amarelo. Mesmo com a superioridade na posse de bola, o time brasileiro teve um jogo parecido com o do adversário.
E, em relação ao time como um todo, quem está acostumado a ver o jogo de outros times que vão pra Copa de 2026 afirma categoricamente que, se permanecer como está, a seleção do Brasil pode até ir para a disputa, mas não passará da primeira fase do mundial.