Esportes

CONTRATAÇÃO

Carlo Ancelotti assume comando da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

Ancelotti será o primeiro estrangeiro a liderar a Seleção em seus 111 anos de história

Por Isaac Da Silva (*)

Segunda - 12/05/2025 às 11:46



Foto: Reprodução/Redes sociais Carlo Ancelotti aceita convite da CBF e será o novo técnico da Seleção Brasileira
Carlo Ancelotti aceita convite da CBF e será o novo técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O italiano, de 65 anos, deixará o Real Madrid ao final da temporada europeia e assumirá o comando da equipe nacional em 26 de maio, com contrato válido até julho de 2026 e opção de renovação até 2030. 

Ancelotti será o primeiro estrangeiro a liderar a Seleção em seus 111 anos de história.

O nome de Ancelotti já havia sido mencionado como possível comandante do Brasil desde abril deste ano. Na época, o jornalista italiano Fabrizio Romano revelou que a CBF havia feito uma proposta oficial ao treinador. No entanto, Ancelotti preferiu permanecer no Real Madrid até o fim de seu contrato, previsto para junho de 2026. 

Além disso, ele avaliava uma proposta bilionária da Arábia Saudita, que oferecia valores estimados em 50 milhões de euros por temporada — muito acima dos 8 milhões de euros oferecidos pela CBF.

Outro entrave foi o Mundial de Clubes da FIFA, marcado para junho de 2025. Ancelotti sinalizou que só poderia assumir a Seleção após a competição, enquanto a CBF desejava contar com ele já para os jogos de junho contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 

Após meses de conversas, ajustes contratuais e reviravoltas, a confirmação veio de forma oficial e definitiva nesta segunda-feira, com o anúncio nas redes sociais da Seleção.

Agora, com o fim das negociações, a estreia de Ancelotti à frente da Seleção está marcada para os duelos contra o Equador, em Quito (6 de junho), e Paraguai, no Maracanã (10 de junho). A expectativa da CBF é que o treinador já esteja à frente da equipe nas próximas convocações e amistosos preparatórios para a Copa América de 2025, também nos Estados Unidos.

"Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Com a missão de reconstruir a identidade da Seleção e recuperar o protagonismo mundial, Ancelotti chega respaldado por currículo invejável. Ele é o único técnico a vencer os cinco principais campeonatos nacionais da Europa — Italiano, Inglês, Francês, Alemão e Espanhol —, além de ser o maior campeão da Liga dos Campeões, com cinco títulos. Durante suas duas passagens pelo Real Madrid, conquistou três Champions League (2014, 2022 e 2025), duas Copas do Rei e dois Campeonatos Espanhóis.

Substituições

A contratação de Ancelotti acontece após a demissão de Dorival Júnior, em março deste ano. O treinador foi desligado após uma série de maus resultados, incluindo o vexame por 4 a 1 contra a Argentina, que praticamente comprometeu a classificação direta do Brasil para o Mundial de 2026.

Em 16 jogos, Dorival acumulou sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com aproveitamento de 58,3%. Durante sua passagem, a Seleção marcou 25 gols e sofreu 17.

A saída do Real Madrid já está definida. O clube prepara uma despedida para o técnico mais vitorioso de sua história e já anunciou Xabi Alonso como substituto. O atual treinador do Bayer Leverkusen assumirá o comando do time merengue a partir de 1º de junho.

(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<