
A Argentina impôs uma dura derrota ao Brasil ao vencer por 4 a 1, nesta terça-feira (25), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Com amplo domínio no meio-campo e contando com falhas defensivas da equipe brasileira, os argentinos construíram a vitória com gols de Julián Álvarez, Enzo Fernández, Mac Allister e Simeone. Matheus Cunha descontou para a seleção comandada por Dorival Júnior, que agora enfrenta pressão crescente.
A goleada começou a ser desenhada logo no início da partida. Aos três minutos, Thiago Almada encontrou Julián Álvarez entre Murillo e Guilherme Arana. O atacante do Manchester City finalizou na saída de Bento e abriu o placar. Pouco depois, aos 12, Molina cruzou rasteiro, a bola desviou em Murillo e sobrou para Enzo Fernández ampliar. Antes do intervalo, Mac Allister marcou o terceiro, aproveitando cruzamento de Enzo.
Na segunda etapa, Dorival tentou mudar o panorama com três substituições, mas a Argentina seguiu controlando a partida e fechou a goleada com Simeone, que aproveitou falhas defensivas para marcar o quarto gol aos 27 minutos.
Após a goleada, jogadores argentinos lideraram provocação: "Um minuto de silêncio para o Brasil" - Reprodução/Daniel Jayo/Getty Images
O resultado amplia a freguesia recente do Brasil diante da Argentina. A última vitória brasileira ocorreu em 2018, e agora são seis jogos sem vencer o maior rival. Além disso, essa foi a pior derrota da história da Seleção nas Eliminatórias. Com a vitória, a Argentina garantiu matematicamente a classificação para a Copa do Mundo com quatro rodadas de antecedência. O Brasil, por sua vez, precisará vencer o Equador na próxima rodada para manter vivas as chances de uma classificação antecipada.
Provocações e clima tenso
Após o apito final, os jogadores argentinos provocaram os brasileiros. Liderados por De Paul, Otamendi e Enzo Fernández, o elenco cantou junto à torcida: "Um minuto de silêncio... para o Brasil que está morto". A provocação ganhou ainda mais repercussão devido à fala de Raphinha antes do jogo. O atacante havia prometido "porrada neles" em entrevista a Romário, mas dentro de campo, a Argentina dominou o jogo e humilhou a Seleção.
Próximos desafios
A próxima Data Fifa será apenas em junho. O Brasil enfrentará o Equador fora de casa e depois recebe o Paraguai. Já a Argentina terá compromissos contra Chile e Colômbia.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960
Fonte: UOL