Especiais

Momo aparece em vídeos infantis e incentiva crianças a se suicidarem

A Revista Crescer fez uma reportagem sobre o caso e deixou os pais em alerta

Segunda - 18/03/2019 às 12:03



Foto: Google Momo aparece em vídeos infantis no YouTube
Momo aparece em vídeos infantis no YouTube

A revista Crescer publicou na sexta-feira (15) a informação de que a personagem assustadora ‘Momo’ está aparecendo em vídeos infantis populares no YouTube. A personagem sinistra interrompe a exibição dos vídeos e surge com mensagens assustadoras, incentivando as crianças a se suicidarem.

A aparição da boneca sinistra deixa em alerta os pais, que devem ficar atentos para o que os filhos veem na internet. Os vídeos no YouTube Kids, mesmo com títulos inofensivos, podem estar disfarçados.

Isso porque a reportagem da revista Crescer relatou o caso de um vídeo popular na internet de uma criança brincando de slime (massa maleável que as crianças adoram) que é interrompido, após poucos segundos do início da sua exibição, com imagens da Momo ensinando o passo a passo de como cortar os pulsos, literalmente, em inglês. 

O caso relatado na reportagem é da filha de uma professora e produtora de conteúdo Juliana Tedeschi Hodar, 41 anos. Ao conversar com a filha de 8 anos para orientar, Juliana descobriu que a menina já tinha visto a Boneca Momo.

A criança estava com muito medo e mesmo que os pais já haviam colocado filtro nos vídeos da plataforma, a Momo surgiu por meio de imagens aleatórias no YouTube.

Momo aparece em vídeos infantis no YouTube(Momo teria aparecido em vídeos de crianças brincando de slime)

Para a revista Crescer, o Youtube disse que após análise, não viu evidência recente de vídeo promovendo o Desafio Momo na plataforma. “Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do Youtube que violem nossas Diretrizes da comunidade”, disse.

O YouTube disse ainda que a imagem da boneca não é permitida no Youtube Kids e que há garantias para excluir do conteúdo da plataforma.

Quem é Momo?

Momo ficou conhecida após o ‘Desafio Momo’, que teve início no Facebook e WhatsApp e o alvo do desafio virtual eram crianças e jovens. No jogo, os participantes deveriam enviar mensagem para um número que seria da Momo e resposta vinha com imagens violentas e agressivas. O desafio causa transtorno físicos e psicológicos (fazem com que as vítimas se cortem), rouba informações, incentiva o suicídio ou violência, entre outros.

Segundo a lenda urbana, Momo é um espirito maligno, mas na verdade a figura aterrorizante foi criada a partir de uma escultura popularmente conhecida como “Mulher Pássaro”, de um artista plástico japonês e que faz parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no Japão.  A arte perturbadora se popularizou em 2016 e logo os internautas começaram a usar filtros e deram “vida” à Momo, que tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro, viralizando na internet.

Fonte: Revista Crescer

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: