Educação

CURIOSIDADES HISTÓRICAS

Veja curiosidades sobre Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira

Feriado desta segunda-feira (21) remete à morte do mineiro, em 1789, cuja relevância histórica costuma ser conteúdo de questões em vestibulares

Da Redação

Segunda - 21/04/2025 às 10:36



Foto: José Wasth Rodrigues Tiradentes em pintura feita em 1940 por José Wasth Rodrigues
Tiradentes em pintura feita em 1940 por José Wasth Rodrigues

O Dia de Tiradentes, comemorado nesta segunda-feira (21), é um feriado nacional no Brasil. A data lembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, que foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, em 1789. Esse movimento foi uma tentativa de separação do Brasil de Portugal e costuma aparecer em questões de vestibulares.

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi um protesto contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa durante o auge da exploração do ouro em Minas Gerais. O movimento foi reprimido por Portugal, e Tiradentes acabou sendo preso e condenado à morte. Ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, data que mais tarde se tornaria feriado nacional.

Aqui vão cinco curiosidades sobre Tiradentes:

Tiradentes nasceu em 1746, na cidade de Ritápolis, em Minas Gerais, que hoje tem cerca de 5 mil habitantes.

A primeira imagem dele, feita em 1890 por Décio Villares, mostra o mártir com barba e cabelos longos, em uma representação que lembra Jesus Cristo.

Apesar dessa imagem, Tiradentes não usava barba ou cabelos compridos. No dia de sua execução, ele estava com a cabeça raspada e sem barba.

Ele ganhou o apelido de “Tiradentes” por trabalhar como dentista, mesmo sem formação formal.

Além de dentista, ele também foi tropeiro, minerador, comerciante, militar e se destacou como ativista político contra os abusos do governo português.

Fonte: Com informações da CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<